De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social. A saúde física depende da genética, de bons hábitos (alimentação adequada, atividade física, abstenção do tabagismo) e sorte (não sofrer um acidente, por exemplo). A saúde mental depende de fatores como a percepção da pessoa acerca de seus laços sociais, além de aspectos culturais, políticos, econômicos e espirituais.
Para saber se a sua saúde está em dia você precisa avaliar pelo menos estes 7 indicadores:
A qualidade do seu sono. Uma boa noite de sono aumenta sua produtividade, melhora o humor e reduz o risco de depressão, a capacidade de concentração e memória, reduz a pressão sanguínea, a inflamação e o risco de doenças cardiovasculares. Se você tem dificuldade para dormir desligue o celular e medite. Se tem apnéia do sono procure um médico e trate-se para que sua qualidade de vida possa melhorar.
Seus níveis de energia. O cansaço extremo pode ser o principal sintoma de problemas de saúde como anemia, hipotireoidismo, doença cardiovascular, doença celíaca ou doenças inflamatórias intestinais. Porém, a maior parte das pessoas não tem energia pois não dorme bem, não come bem e não movimenta-se suficientemente. A falta de energia é um indicador importante sobre sua saúde e não é consumindo mais café que resolverá isso.
Sua composição corporal. Baixa quantidade de músculo e alta quantidade de gordura corporal associam-se a mais inflamação, dor, menor capacidade de mobilidade, autocuidado e realização de atividades habituais. Também associa-se à maior incidência de doenças crônicas e a uma mais alta mortalidade precoce.
Sua capacidade digestiva. A frase “você é o que você que come” popularizou-se. Mas na verdade somos o que comemos, digerimos, absorvemos e utilizamos. Se não mastigamos, se o estômago não produz ácido clorídrico, se o intestino não absorve, se o fígado não elimina toxinas, tudo vai mal. Como está, por exemplo, sua digestão? Você sente gases, dores, desconforto, estufamento após comer? Resolva a má digestão, trate a disbiose e melhore imediatamente sua saúde.
Seu nível de aptidão física. Você perde o fôlego ao andar rápido ou subir escadas? É flexível? Tem força nos braços e pernas? Sua aptidão física diz muito sobre sua saúde. Reduz o risco de lesões, de osteoporose, de problemas respiratórios e cardíacos. Pessoas com melhor nível de aptidão física possuem ainda menor risco de vários tipos de câncer, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer. Estimule a sua família a manter-se fisicamente ativa como parte importante do autocuidado para a saúde e bem-estar.
A sua saúde mental. A saúde mental inclui o bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos e agimos. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e fazemos escolhas. Problemas de saúde afetam o pensamento o humor e o comportamento. Fatores biológicos (como genes ou a química do cérebro), experiências de vida (como trauma ou abuso) aumentam o risco de problemas como depressão ou ansiedade. Se estiver afastando-se de pessoas ou atividades habituais, sentindo-se constantemente confuso, irritado ou nervoso, incapaz de levar uma vida ativa e positiva, precisará desenvolver habilidades de enfrentamento. Procure um psicólogo para lhe ajudar. Aprenda também sobre os nutrientes necessários para a produção de neurotransmissores que dão bem-estar.
Conecte-se também com sua espiritualidade. Para Danh Zohar e Ian Marshall, a inteligência espiritual ou inteligência da alma é a nossa sabedoria interna, que independe de termos ou não uma religião. É um tópico constrangedor para acadêmicos, pois a ciência atual não está preparada para estudar o que não pode mensurar de forma objetiva. Contudo, o quociente espiritual é importante para o bem estar, saúde, criatividade, flexibilidade e espontaneidade. Nós o usamos para lidar com problemas existenciais que geram impasses ou sofrimento.
A busca de sentido pelo homem é uma de suas principais motivações durante a vida. Por isso, a inclusão da dimensão espiritual no conceito de saúde é tão importante. Mostra-nos que devemos considerar a saúde além dos indicadores de doença.
O desenvolvimento humano passa pela prática da espiritualidade que nada mais é do que aprendermos a estar e a lidarmos com nós mesmos, com os outros e com o mundo. Se sente-se desconectado nesta área indico o início de uma prática regular de yoga.