Café e performance

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Um de seus compostos ativos, a cafeína, é também bastante pesquisada na área esportiva e da estética. Isto porque a mesma acelera o metabolismo, quebra a gordura e facilita a produção de energia na forma de ATP.

O café, quando consumido com moderação (até 4 xícaras por dia) por indivíduos habituados e tolerantes à cafeína, não faz mal. Pelo contrário, ajuda a reduzir a fadiga por seu efeito estimulante.

Devemos, entretanto, ter cuidado com suplementos de cafeína pois podem viciar e gerar sintomas desconfortáveis como irritabilidade, tremores, dores de cabeça. O consumo exagerado de cafeína (mais de 500 miligramas ao dia ou, aproximadamente, 5 xícaras de café) pode provocar um efeito diurético e aumentar o risco de desidratação. Neste caso, a performance esportiva pode piorar ao invés de melhorar.

Confira também o vídeo “O café aumenta ou diminui a produtividade no trabalho?". Clique para assistir:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,