Gripe versus coronavírus

Tanto a gripe comum como o coronavírus espalham-se pelo contato e o alvo principal é o sistema respiratório. Ambos causam febre, cansaço, tosse e, em casos graves, pneumonia. O vírus da gripe normalmente começa a se espalhar para outras pessoas já nos dois primeiros dias após o início dos sintomas, e isso pode durar até uma semana. Contudo, estudo com pacientes chineses mostrou que os sobreviventes ainda estavam eliminando o coronavírus por cerca de 20 dias (ou até a morte). Isso sugere que os pacientes com coronavírus permanecem contagiosos por muito mais tempo do que aqueles com gripe. O coronavírus tem uma taxa de mortalidade de 3 a 4%, enquanto a da gripe é bem mais baixa (0,1%).

Não existe cura ou vacina para o coronavírus, embora os cientistas estejam correndo contra o tempo. No entanto, existe uma vacina contra a gripe - e idosos devem tomá-la anualmente. Não lembro de tanta histeria em relação à gripe e não podemos controlar o efeito cascata de notícias alarmantes divulgadas pela mídia, nem o constante estresse das pessoas ao nosso redor. Mas podemos gerenciar nossa própria ansiedade. O medo gera uma cascata de respostas que prejudicam a imunidade. Por isso, se as notícias estiverem te afetando demais, desligue a TV, vá para casa e viva sua vida com tranquilidade. Pratique yoga, medite, cuide dos seus relacionamentos íntimos, assista a um filme, ouça música, leia, faça um curso online e aprenda coisas novas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/