Por que fechar escolas e faculdades? Crianças e jovens estão ameaçados pelo coronavírus?

image.jpeg

Muitas escolas e faculdades pelo mundo suspenderam as aulas. Por que? O novo coronavírus é um tipo de microorganismo que se espalha com facilidade. No momento o número de infectados ao redor do mundo aproxima-se de 100.000. Análises genéticas identificaram que o vírus possui em sua camada externa uma pequena proteína que se liga a receptores de membranas humanos. Entendendo o mecanismo de transmissão é que uma droga poderá ser criada para seu combate.

Estima-se que até 50% da população mundial entrará em contato com o vírus. Contudo, a maior parte das pessoas não desenvolverá nenhum sintoma. Crianças e jovens saudáveis são bastante resistentes, o que é ótimo. Por outro lado, por não terem sintomas e parecerem normais acabam sendo vetores, transmitindo o vírus para pessoas mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas.

O fechamento de escolas e faculdades visa estabilizar então a transmissão. Isto porque se muitas pessoas desenvolvem a forma séria da doença ao mesmo tempo o sistema de saúde não dá conta (não existem leitos, UTI, nem respiradores em número suficiente) e muitos idosos acabam falecendo. O fechamento de instituições evita então que muitas pessoas peguem a doença simultaneamente, para que o sistema de saúde consiga dar conta do recado e mais pessoas com sintomas graves possam ser salvas.

Na França o presidente Macron pediu que as famílias não visitem os parentes mais idosos ou pessoas doentes. É um momento difícil, porém importante, segundo ele. Pessoas com mais de 80 anos devem reduzir drasticamente suas atividades e contato externo. Devem estocar alguns alimentos (não por pânico), mas apenas para evitar terem que sair toda hora às compras.

Pessoas mais jovens mas que possuem doenças crônicas, como AIDS, câncer, problemas pulmonares, cardiovasculares, diabetes descompensado, problemas renais, doenças autoimunes etc, devem fazer o mesmo, especialmente se tiverem mais que 60 anos.

Quem tiver sintomas como febre, tosse, dificuldade respiratória deve ligar para o número 192 (Brasil) ou para o número 808 24 24 24 (Portugal). Aproveite o tempo em casa para descansar, relaxar, ler e aprender coisas novas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/