A partir dos 45 anos o corpo feminino começa a se preparar para mais uma mudança: a chegada do climatério – fase da vida que marca a transição do período de fertilidade das mulheres para o fim da capacidade de reprodução. Após 12 meses da ausência de menstruação é seguro dizer que a mulher entrou na menopausa. A redução progressiva do estrogênio e da progesterona causam um impacto profundo no organismo feminino. Sem estrogênio a mulher está mais predisposta a ondas súbitas de calor, ansiedade, irritação e depressão, suores noturnos, ressecamento vaginal, perda da libido, dor durante o ato sexual, fadiga, palpitações, dores de cabeça e insônia.
COMO AMENIZAR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA?
Estes sintomas podem ser amenizados com a atividade física, a prática de yoga, a reposição hormonal, o consumo de alimentos que equilibram hormônios (como o inhame) e o uso do extrato seco de amora. A amora possui ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante, expectorante e diurética. Auxilia no controle dos fogachos, atenuando os suores noturnos, distúrbios do sono, palpitações e dores de cabeça. Um nutricionista prescrever a dosagem mais adequada ao seu caso.
Sem progesterona a vagina atrofia e aumenta o risco de infecções vaginais. Magnésio e taurina são alguns dos suplementos utilizados para compensar esta queda. Uma maneira de recuperar a saúde vaginal é cuidando bem do intestino: