Este ano tem sido difícil refletindo em nossa qualidade de vida, na nossa saúde física e mental. O estresse entrou pela porta e gerou ganho de peso, redução da libido e tristeza em muitas pessoas. Por que? O estresse é um estado que ameaça o equilíbrio do corpo. Trabalho, eventos traumáticos, redução na liberdade, doenças são causas de estresse e geram mudanças comportamentais importantes, como aumento da ansiedade, agressividade, tristeza, raiva, apatia. O retorno ao estado normal pode levar algum tempo, mas embasados na ciência podemos adotar estratégias que aliviam o estresse e equilibram a produção hormonal. Plantas podem ser usadas para nos ajudar no combate ao estresse:
O sistema de estresse é muito complexo e seus níveis variam. É o estresse crônico o responsável pela maior parte dos problemas, como o aumento do cortisol e queda da testosterona. O cortisol atua regulando o metabolismo da glicose, lipídios e proteínas, além de controlar a resposta imunológica. Também altera o equilíbrio eletrolítico (aumenta a retenção de sódio e excreta mais potássio, levando à retenção de água), reduz a formação óssea, ajuda (junto com a adrenalina) a criar memórias de curto prazo baseadas em eventos emocionais e altera o apetite e o humor. Explico mais neste vídeo:
Precisamos aprender a lidar com nosso estresse, seja por meio de redes de apoio de outras pessoas, seja por meio da meditação, de um hobby ou de algum tipo de atividade, como a prática de yoga. O estresse é uma resposta fisiológica vital que nos ajuda a sobreviver e enfrentar e vencer desafios. Cuide-se bem, pois quando um desafio acaba outro começa. É assim a vida e isso torna-a ainda mais interessante.