Benefícios do estilo de vida mediterrâneo

Dentre as várias características do bem-estar, a que mais recebeu atenção e foi extensivamente estudada é a do bem-estar físico. Porém, as últimas décadas deixaram claro que cuidar apenas do corpo não conduz necessariamente a bem estar. Existem pessoas bonitas, magras e bem-cuidadas que ao mesmo tempo são mal humoradas ou sentem-se mal o tempo todo.

Embora grande parte da pesquisa sobre saúde gire em torno dos hábitos alimentares e seu impacto na qualidade de vida, a dieta sozinha não pode explicar a heterogeneidade e complexidade de doenças com múltiplas causas. Hábitos de toda a vida podem contribuir para o bem-estar, que depende de saúde física, mas também de saúde mental, espiritual, financeira, ambiental, social…

Saúde depende de muitos fatores (Diolintzi, Panagiotakos, & Sidossis, 2019).

Saúde depende de muitos fatores (Diolintzi, Panagiotakos, & Sidossis, 2019).

A folha de São Paulo disponibilizou um teste gratuito (match da saúde) para que você avalie como estão seus hábitos em várias destas áreas. Eu fiz meu teste ao vivo e converso sobre o mesmo neste vídeo. Ao final dou uma dica de salada super fácil para que você continue alimentando seu corpo com nutrientes adequados, que irão influenciar todos os outros aspectos necessários a uma boa saúde.

Compartilhe conhecimento.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/