GLP-1 e sua saúde

nrneph.2017.123-f3.jpg

O GLP-1 (glucagon-like peptide-1) é uma incretina, uma substância produzida no intestino que tem muitas ações no organismo.

Os papéis fisiológicos do GLP-1 mais estudados são aqueles relacionados à função das células das ilhotas pancreáticas. No entanto, o hormônio também desempenha papel em vários outros tecidos e órgãos, com várias possíveis implicações na saúde e na doença (Muskiet et al., 2017).

Por exemplo, o GLP-1 aumenta a queima de gordura (termogênese), melhora a captação de glicose no músculo (aumentando o rendimento físico), reduz a inflamação, melhora o funcionamento renal, cardíaco, hepático e até cerebral.

O GLP-1 também aumenta a saciedade, reduz a glicose, retarda o esvaziamento gástrico e diminui a vontade de comer, o que ajuda a prevenir a obesidade. Mas para todos estes efeitos, o intestino precisa estar super saudável. Falo mais sobre a modulação intestinal neste curso online.

Existe ainda uma produção de GLP-1 no cérebro, órgão que tem muitos receptores para este peptídio. Vários estudos mostraram a influência da GPL-1 em funções neuronais, como termogênese, controle da pressão arterial, neurogênese, neurodegeneração, reparo retiniano e homeostase energética. Além disso, a modulação da atividade do GLP-1 pode influenciar a agregação do peptídeo β amilóide na doença de Alzheimer (DA) e os níveis de dopamina (DA) na doença de Parkinson (DP).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags