Hipótese insulínica para o ganho de peso

Quando você consome carboidratos, produz insulina, um hormônio anabólico que faz você engordar. Porém, o nosso metabolismo é muito mais complicado do que isso.

A HIPÓTESE INSULÍNICA É APENAS UM LADO DA MOEDA

Vários hormônios trabalham para regular o organismo:

  • Hormônios anabólicos: estrogênio, progesterona, insulina, testosterona, DHEA, pregnenologna, melatonina.

  • Hormônios catabólicos: cortisol, epinefrina, glucagon, citocinas inflamatórias, excesso de insulina pode até fazer o efeito contrário ao esperado.

Existem vários tipos de dietas de emagrecimento e muitos já mostraram que a dieta que faz efeito é a dieta que a pessoa consegue seguir. Obviamente, se o consumo do carboidrato está acima do que precisamos, engordaremos. A maioria das pessoas precisa de 130g de carboidrato ao dia, mas uma dieta ocidentalizada pode fornecer mais de 300g de carboidrato ao dia. Este exagero, sim, é bastante prejudicial, independentemente de qual seja a dieta, especialmente se os carboidratos forem simples e destituídos de fibras.

Nas bases da nutrição está o alimento in natura, que a natureza nos fornece. Estes alimentos possuem alta densidade de nutrientes e costumam ser extremamente antiinflamatórios, como grande parte das leguminosas, tubérculos, frutas e verduras. Já carboidratos simples, principalmente aqueles presentes em alimentos ultraprocessados, realmente são outra história.

O açúcar nos alimentos industrializados esconde-se de várias formas. Procure no rótulo pelos nomes: açúcar refinado, açúcar invertido, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de coco, açúcar de beteterraba, dextrose, frutose, xarope de frutose, xarope de milho, sacarose, glicose, glucose, monossacarídeo, dissacarídeo, polissacarídeo, xarope de agave, xarope de guaraná, xarope de bordo, xarope de malte, amido, suco, sumo, mel, melaço, caramelo, rapadura, cana-de-açúcar, malte, malte de cevada, caldo de cana etc. Tudo isso é açúcar, é carboidrato simples e eleva a secreção de insulina e impede a queima de gordura.

Alimentos industrializados também podem conter conservantes, preservativos e adoçantes que desequilibram o metabolismo. É totalmente um sucrilhos (cereal matinal cheio de açúcar) e uma batata doce. Estilo de vida conta muito. Por exemplo, na Dinamarca, o consumo de carboidratos é altíssimo e é um dos países onde a incidência de obesidade é baixa. Isto porque eles pedalam todo dia, para todo lado, faça chuva, faça sol.

Claro que existem muitas indicações para dietas com baixo teor de carboidrato e eu as utilizo com muitos pacientes. Tenho vários vídeos sobre esta temática em meu canal:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/