A menopausa é a fase da vida em que as mulheres experimentam a interrupção da capacidade reprodutiva. Ocorre geralmente entre as idades de 45 e 55 anos e é, na verdade, um processo com várias fases.
A perimenopausa é o primeiro estágio em que os níveis de estrogênio e hormônio começam a cair e os ciclos menstruais se tornam irregulares. No final da perimenopausa, pouco antes da menopausa, ocorrem ciclos irregulares (às vezes sem ovulação) e grandes irregularidades no sangramento.
A menopausa é o estágio em que as mulheres não menstruam por 12 meses seguidos. Aqui, a fase folicular é encurtada, fazendo com que os ciclos menstruais diminuam.
Por fim, a pós-menopausa é a fase que começa quando a mulher já está a um ano sem menstruar. Os níveis hormonais geralmente se estabilizam dentro de dois anos e sintomas chatos como calorões somem. O problema, é que muitas mulheres relatam aumento de peso, especialmente da quantidade de gordura abdominal.
O que acontece com os hormônios?
Durante a idade reprodutiva, hormônios produzidos no cérebro e nos ovários, controlam o ciclo reprodutivo. Sob a influência do hormônio folículo-estimulante (FSH), os óvulos amadurecem nos folículos. Estes produzem estrogênio, que leva à formação do revestimento do útero e, em um nível apropriado, fazem com que o cérebro desencadeie a ovulação.
O corpo lúteo produz progesterona, que prepara o revestimento do útero para a gravidez. Se isso não ocorrer, a produção de progesterona é interrompida e o revestimento do útero é eliminado durante a menstruação. Com o aumento da idade, a sensibilidade dos ovários à estimulação hormonal diminui. A ovulação ocorre com menos frequência e a produção de estrogênios nos folículos diminui. Entenda mais no vídeo abaixo ou continue lendo para saber as mudanças hormonais na menopausa.
Mudanças hormonais na menopausa
Durante a menopausa, o número de folículos é de cerca de 1.000, muito menos do que ao final da puberdade, quando as mulheres têm cerca de 250.000 células germinativas por ovário.
A menopausa é uma mudança importante hormonal. A queda de estrogênios e progesterona levam a mudanças metabólicas. Menos gordura é queimada e, para um peso saudável, a mulher precisará:
Fazer atividade física, incluindo musculação para ganho de massa magra e aceleração do metabolismo:
Reduzir carboidratos simples;
Garantir ótimo consumo de fibras;
Evitar passar o dia sentada;
Andar mais e fazer mais atividades em pé;
Dormir cedo;
Avaliar necessidade de reposição hormonal.