Vive perdendo as chaves? Sua memória está ruim? Exitem várias questões que podem estar envolvidas como desatenção, envelhecimento, resistência insulínica cerebral, estresse, deficiências nutricionais (como ômega-3). Mas um dos principais culpados modernos é o que chamamos de multitasking. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ser multitarefas, pode aparentar eficiência. Mas na verdade, sobrecarrega nossa memória de trabalho, afetando a capacidade de processamento e armazenamento de informações.
De acordo com pesquisadores do Stanford Memory Lab, quem faz muita coisa ao mesmo tempo (assiste TV, enquanto responde emails, conversa e navega pelo instagram, por exemplo), começa a ter perdas no desempenho cognitivo. A multitarefa anda de mãos dadas com uma capacidade diminuída de processar memórias e manter um único ponto de foco (Uncapher, & Wagner, 2018).
Para reverter o impacto prejudicial da multitarefa na memória tente fazer uma coisa de cada vez. Bloqueie espaços em sua agenda para as tarefas importantes. Coloque o telefone no modo avião, se necessário.
Pratique atenção plena. Se estiver comendo, apenas coma, observe o alimento, sua aparência, cheiros, texturas, aromas, sabores. Se estiver andando, apenas ande. Perceba o pé tocando o chão, o contato do ar com seu corpo. Se estiver dirigindo, apenas dirija e assim por diante. O foco mental segue o foco visual.
Antes de iniciar uma tarefa importante, foque. Pode simplesmente escolher um objeto na sua sala e olhar para ele por 30 a 60 segundos. Este esforço prepara o seu cérebro, que libera acetilcolina, neurotransmissore envolvido no aprendizado e capacidade de trabalho focado.
Respire fundo por 25 a 30 vezes. A prática ajuda a liberar epinefrina (adrenalina) no cérebro e no corpo, contribuindo para aumentar o estado de alerta, foco e concentração.
Descanse. Se você está sempre ligado, fazendo algo, correndo de um lado para outro, sem pausas, o seu cérebro não tem tempo de fixar o conteúdo aprendido. Quando você dorme bem à noite, ou faz pequenas pausas ao longo do dia (pelo menos a cada 90 minutos), os neurônios no hipocampo e no córtex - áreas do cérebro envolvidas no aprendizado e na memória - acionam circuitos para você fixar melhor.
Repita. Você estuda e esquece? Então repita o que estudou, anote, releia, resolva mais problemas. Quanto maior a repetição, maior a fixação. Se estudou de manhã, tente fazer uma pequena revisão à noite. Mas lembre de desligar os eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. No dia seguinte, você lembrará muito mais.