São muitas as causas do cansaço excessivo como deficiências nutricionais, problemas na tireóide, tratamento e doenças severas como o câncer, disbiose intestinal. Contudo, as cinco principais causas são:
Onde a energia é produzida no corpo?
As mitocôndrias são as organelas celulares responsáveis pela geração de energia em cada tecido. Carboidratos, proteínas, lipídios e álcool são quebrados, absorvidos e depois chegam às mitocôndrias, onde serão convertidos em ATP (adenosina trifosfato), que é então usado para alimentar todos os processos celulares e metabólicos que ocorrem em seu corpo.
Por serem tão importantes, existem entre 500 e 2.000 mitocôndrias em quase todas as células do corpo. Quando falham os níveis de energia caem e o cansaço aparece. Fora isso, as mitocôndrias ainda são importantes para a defesa celular. Coordenam mais de 500 reações químicas, regulando a homeostase. Para ter mais mitocôndrias exercite-se. A atividade física literalmente torna as mitocôndrias maiores e mais fortes. Fazer sauna também é muito bom para as mitocôndrias.
Um suplemento bastante utilizado no Ayurveda para o combate à fadiga é Withania somnifera Dunal, também conhecido como Ashwagandha ou ginseng indiano.
A Withania somnifera é um arbusto ramificado, que é coberto por um pêlo lanoso, que prospera nas partes mais secas da Índia, Ásia Ocidental e norte da África. Muito utilizada como tònico para aumento da energia e da saúde. Possui também propriedades antiestresse, imunomoduladoras e antiinflamatórias. As doses devem ser individualizadas por nutricionista experiente na área, costumando variar entre 300 a 1.000 mg de extrato à 2,5% de withanolídeos, dividida em 1 a 3 doses ao dia.
Os óleos essenciais também podem ser utilizados para o tratamento da fadiga. Os mais indicados são: hortelã-pimenta, melaleuca, sândalo, frankincense, lavanda, camomila romana, erva-cidreira, bergamota, limão. Aprenda mais sobre o uso dos óleos essenciais aqui.