Ervas aromáticas - Coentro e Orégano

sementes-de-coentro-organico-2-4-e1495128142582.jpg

O coentro (Coriandrum sativum L) é uma planta herbácea, originária do Mediterrâneo e muito utilizada no mundo todo como erva aromática. As folhas podem ser consumidas frescas ou desidratadas em diferentes preparações, incluindo carnes, peixes, marinadas chás e até produtos de confeitaria. No Mediterrâneo, as sementes secas também são utilizadas como condimento. As sementes de coentro e seu óleo essencial possuem atividades antimicrobiana, antioxidativa, hipoglicemiante, anti-hiperlipidêmica, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsivante e anticancerígena.

Ácidos graxos presentes no coentro – ácido oleico, ácido palmítico, ácido esteárico e ácido ascórbico – têm-se mostrado efetivos para reduzir os níveis de colesterol da corrente sanguínea. São responsáveis também por diminuir a deposição de gordura nas paredes interiores das artérias e veias. A atividade antioxidante do coentro é atribuída à presença de constituintes fenólicos, carotenoides, taninos, flavonoides, cumarinas, saponinas e terpenos, sendo mais eficaz na forma de extrato em experimentos em animais. Desta forma, recomenda-se o consumo da erva com função preventiva e curativa.

O gênero orégano possui várias espécies, todas ricas em compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas, que são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente por seu papel antioxidante. Os componentes mais importantes desta erva são: limoneno, beta-cariofileno, p-cimeno, linalol e alfa-pineno. Especialmente na espécie Origanum vulgare encontram-se: ácido p-hidroxibenzóico, ácido o-cumárico, ácido ferúlico, ácido cafeico, ácido rosmarínico e ácido vanílico. Estudos mostram que o orégano também possui atividade antifungica e antimicrobiana. Combina com tomate, pimentão, abobrinha e massas, além de carnes brancas como vitela e frango (Sakurai et al., 2016).

ERVAS DESIDRATADAS SÃO RICAS EM POLIFENÓIS

A tabela abaixo mostra algumas ervas e especiarias e seus teores de polifenois (mg GAE/ 100 g). Observe que as ervas secas concentram os compostos fenólicos e suas propriedades benéficas à saúde (Bower, Marquez, & Mejia, 2016).

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos em meu curso online. Nele, conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/