Está difícil fazer qualquer coisa após o almoço? Tudo o que você quer é sempre dormir? Existem várias razões para o cansaço após a refeição. Uma delas é o consumo de alimentos alergênicos ou com os quais tenha muita sensibilidade. Os culpados mais frequentes são os ricos em glúten, mas também pode ser alimentos com leite, soja, milho, álcool ou amendoim. Neste caso, a solução é reduzir ou mesmo retirar da sua dieta os alimentos que estejam fazendo sua produtividade cair.
Outra razão é o desequilíbrio do açúcar no sangue, tanto para cima, quanto para baixo. Dietas ricas em carboidratos simples (açúcar, mel, cana de açúcar, doces, refrigerantes, batata, pão, macarrão e outras massas) fazem a quantidade de glicose no sangue aumentar rapidamente. Este aumento é seguido pela liberação de insulina, hormônio que pode reduzir muito o açúcar no sangue, causando hipoglicemia e sonolência. Neste caso o ideal é reduzir o consumo de doces e outros carboidratos de alto índice glicêmico, dando preferência a vegetais, gorduras boas (como azeite e abacate), salada, legumes e fontes de proteína, como soja, quinoa, cogumelos, peixes, ovos.
Outros possíveis culpados para sua sonolência e fadiga são anemia, hipotireoidismo, perda excessiva de sódio e desidratação. Alguns leigos chamam isso de “fadiga adrenal”, um termo popular (não existe esta doença). Não deixe de fazer seus exames de rotina, uma vez ao ano. Caso haja alguma alteração nos exames seu médico o orientará adequadamente. Uma outra causa para o cansaço é a deficiência de magnésio, nutriente fundamental para a geração de energia (ATP).
Em relação ao estilo de vida, pense: tem dormido adequadamente à noite? Quem dorme pouco pagam o preço em algum horário. Que tal ir para cama mais cedo hoje e sem o celular? Antes de dormir coma um pouco de abacate com canela ou tome um chazinho relaxante.
Exames para entender seu cansaço
Vimos que são várias as causas para cansaço como desidratação, poucas horas de sono, sedentarismo ou o contrário (atividade física em excesso). O cansaço excessivo também é um dos sintomas da depressão. Mas, se você não identifica-se com nenhum destes itens está na hora de fazer alguns exames. Anemia, hipotireoidismo, alterações hormonais, Intoxicação também são causas de cansaço. De novo, faça seus exames anuais.