Romã: prosperidade no ano novo e prevenção do Alzheimer

roma-beneficios-620x330.jpg

A fruta romã, por sua abundância de sementes, simboliza a prosperidade. Simpatias são feitas no ano novo com as pessoas comendo a fruta e guardando as sementes na carteira para garantir dinheiro durante o ano que chega.

Mas não vale guardar 7 sementes e jogar todo o resto fora. A romã é uma fruta riquíssima em antioxidantes. Você pode utilizá-la em saladas, no suco (puro ou batido com outras frutas como laranja, limão, uva, kiwi, melão, abacaxi ou maçã), em vitaminas, smoothies... A romã também pode ser batida com vegetais (como cenoura ou aipo), colocada no suco verde, no iogurte, em mousses, pudins ou no cheesecake. Sucos com romã reduzem a oxidação que interfere no metabolismo da glicose. Com isso, o risco de diabetes tipo 2 diminui (Sohranb et al., 2017). 

Não jogue fora a casca da romã

As cascas de romã são caracterizadas com quantidades substanciais de compostos fenólicos, incluindo flavonóides (antocianinas, catequinas e outros flavonóides complexos) e taninos hidrolizáveis (punicalina, pedunculagina, punicalagina, ácido gálico e ácido elágico) (Ismail et al., 2012). Os componentes anti-inflamatórios da casca de romã reduzem significativamente a produção de NO e PGE2, inibindo a expressão de citocinas pró-inflamatórias. Use a casca para fazer chá.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Tanto o suco quanto a casca da fruta são ricos em flavonóides, substâncias que auxiliam na prevenção do Alzheimer. Estes antioxidantes impedem a morte dos neurônios por inibirem a atividade da acetilcolinesterase em até 77% e reduzirem o acúmulo de placas de beta amilóide em torno de 11% (Morzelle, 2016).

Mas como a casca da romã apresenta níveis 10 vezes mais elevados de compostos fenólicos do que a polpa, não desperdice. Para sua saúde no ano todo consuma a fruta toda! A casca pode ser utilizada em chás (puro ou com gengibre).

Para começar o ano com o pé direito, além de consumir a romã, faça uma retrospectiva e agradeça a tudo o que aconteceu de bom. Eu tenho muitas coisas a agradecer. Minha família e meus amigos são fonte de aconchego, amor e inspiração. Meu trabalho como pesquisadora me dá satisfação e um senso de propósito. Este site, assim como minhas redes sociais (Facebook, YouTube) e meus cursos online me conectam com uma comunidade incrível que cresce a cada dia. Tudo isso também me enche de expectativa e emoção para começar tudo de novo ano que vem.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags