Estratégias para redução do estresse

Quem teve um 2017 estressante? Muita gente! O estresse está sempre presente em nossas vidas mas cada um lida com os desafios de forma diferente. Vamos aprender estratégias para ter um 2018 melhor?

O estresse e a ansiedade são grandes causadores de doenças. Muitas estratégias podem ajudar a aliviar o estresse, dentre elas as terapias farmacológicas (medicamentos) e as não farmacológicas, que são as preferíveis.

Em um estudo que avaliou o estresse foram recrutados 60 estudantes com idade média de 18,8 anos. Os mesmos foram divididos em 2 grupos. Os 30 estudantes do primeiro grupo não praticavam yoga e os participantes do segundo grupo praticavam há mais de um ano. Os estudantes praticantes de yoga tinham menor frequência cardíaca a maior capacidade de se adaptarem a situações estressantes.

Os resultados positivos também foram descritos em idosos. Em estudo de 7 semanas foi observado que os praticantes de yoga apresentavam melhorias em termos de equilíbrio, flexibilidade, bem estar mental e emocional e níveis de estresse (Ferguson-Stegall, 2016).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/