Dúvida do leitor: O que é fibrose cística?

download-1.jpg

A fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma desordem congênita que gera nos doentes a produção abundante de secreções epiteliais. A grande quantidade de muco produzida pode gerar disfunções pulmonares, digestivas e prejudicar a produção de enzimas, o balanço eletrolítico e a absorção de nutrientes. Além disso, os pacientes costumam ter o metabolismo mais acelerado. Tais necessidades, se não atendidas geram a desnutrição.

A maior parte dos pacientes morrem em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica ou parada cardiorespiratória resultante dos danos causados nestes órgãos. Por isto, o tratamento inclui tratamentos respiratórios e antibioticoterapia. Como o mesmo muco que prejudica o funcionamento das vias aéreas também pode obstruir os ductos pancreáticos, disfunções digestórias podem ocorrer. Neste caso, o uso de enzimas digestivas antes das refeições são recomendados. Além disso, recomenda-se a suplementação de vitaminas lipossolúveis. Para os indivíduos que não conseguem atingir a recomendação calórica (aumentada em 20 a 50%), produtos hipercalóricos e/ou hiperprotéicos podem ser a solução. Os pais também precisam aprender a preparar lanches e refeições mais calóricas, ricos em gorduras boas (monoinsaturadas e fontes de ômega-3) assim como incluir lanches extras no cardápio.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/