Emagrecimento melhora saúde do fígado

A esteatose hepática é uma condição na qual uma grande quantidade de gordura se acumula no fígado prejudicando o funcionamento do mesmo. As principais causas da esteatose são o consumo excessivo de álcool, a obesidade, o diabetes mellitus não controlado, o consumo excessivo de calorias, carboidratos e gordura.

Medicamentos sozinhos não resolvem os problemas. Geralmente mudanças no estilo de vida também fazem-se necessárias, principalmente quando o assunto é a perda de peso, as dislipidemias e a esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

A figura abaixo foi publicada na revista Nature (Parekh et al, 2015). Mostra que a resistência à insulina reduz a saciedade, aumenta a inflamação de células de gordura, reduz a capacidade de queima de gordura na musculatura e uma queda na produção de butirato no intestino, que eleva a produção de hormônios que geram o acúmulo de gordura.

Segundo os autores do artigo, o desequilíbrio da flora intestinal também é um problema pois pode gerar aumento da síntese de ácidos graxos de cadeia curta (acetato e proprionato) levando a um aumento de gordura no fígado.

De acordo com estudo, publicado na edição de janeiro de 2009 do Hepatology, a perda de peso de apenas 9% pode reverter a esteatose hepática não-alcoólica. Além de reduzir a quantidade de gordura no órgão a redução do peso também diminui a resistência à insulina e a inflamação e aumenta os níveis de adiponectina (uma proteína antiinflamatória).

Artigo recomendado:

Lustig (2013). Fructose: it's "alcohol without the buzz". Advances in Nutrition. 1;4(2):226-35. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23493539

Meus cursos sobre emagrecimento e alimentação consciente trabalham com práticas de yoga e práticas meditativas que apoiam escolhas alimentares saudáveis. Caso queira atuar nesta área dê uma olhada na formação internacional em práticas alternativas e complementares com ênfase em Yoga, Ayurveda e meditação. Novidade: estágio opcional em Portugal em 2018!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/