Alto consumo de gordura aumenta risco cardiovascular, mesmo quando colesterol sanguíneo é normal

Estudo de pesquisadores da Universidade de Cincinnati mostrou que dietas ricas em gorduras, mesmo quando seguidas por um período curto de tempo pode inflamar os tecidos que circulam os vasos sanguíneos, contribuindo para as doenças cardiovasculares. Os achados foram publicados em janeiro no Circulation Research, onde os autores descrevem uma menor secreção da adiponectina, uma proteína antiinflamatória, e maior secreção de citocinas inflamatórias (interleucina-6, interleucina-8) e proteínas que atraem monócitos. O mais interessante é que isto acontece independentemente do ganho de peso ou dos níveis de coleterol sanguíneo. Ou seja, isto serve de aviso àqueles que dizem que podem consumir alimentos gordurosos já que seu peso e seus níveis de lipídios séricos são normais (Chatterjee et al., 2010).

Sabia que vegetarianos podem ter colesterol alto?

Apesar das dietas a base de plantas serem mais ricas em fibras, antioxidantes e pobres em colesterol, vegetarianos podem também ter colesterol alto. Um dos motivos é a disbiose intestinal. Quando bactérias ruins proliferam-se, aumentam a produção de endotoxinas. Ao serem absorvidas pelo intestino, chegam ao fígado, desregulando-o. Neste momento o fígado passa a produzir mais colesterol.

Muitos vegetarianos possuem uma dieta excessivamente industrializada. Não comem carne, mas comem substitutos industrializados, ricos em corantes, conservantes, açúcar ou gordura de qualidade duvidosa. Muitos medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios prejudicam o intestino. Fora isso, a ansiedade e o estresse excessivo também estão entre as causas de disbiose. A saúde depende de cuidados globais, de corpo e mente. Além de cuidar da dieta adote práticas integrativas como yoga e meditação.

PRECISA DE AJUDA?

MARQUE AQUI SUA CONSULTA NUTRICIONAL ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/