Um novo estudo revela que alimentos como alcachofras, amoras e pistache podem reverter a principal causa de cegueira em adultos de países desenvolvidos: a degeneração macular. Os antioxidantes presentes nestes alimentos previnem e até restauram as lesões em fotoreceptores da retina.
De acordo com a química, Dra. Heidi Vollmer-Snarr (foto), da Universidade Brigham Young, a A2E (composto sintetizado a partir da vitamina A), pode entrar em contato com radicais livres, alterando a produção de energia nas mitocôndrias, o que prejudica por fim a manutenção e limpeza dos fotoreceptores da retina com possível destruição das células visuais. Os antioxidantes utilizados na pesquisa inibiram estes efeitos da A2E, sugerindo que o dano é mediado pelo estresse oxidativo.
Conclusão: Na pesquisa o consumo de antioxidantes conseguiu amenizar ou mesmo reverter os danos.
Estratégia: Frutas e hortaliças são as principais fontes de substâncias com poder antioxidante e por isto devem ser consumidas abundantemente. A recomendação do Ministério da Saúde é de cerca de 5 porções ou 400 gramas destes alimentos diariamente. Outro nutriente importante no combate ao estresse oxidativo é o zinco, presente em cereais integrais, o selênio, presente em castanhas e a vitamina E, disponível no azeite de oliva e no abacate.
Para saber mais:
Assista à entrevista com a Dra. Heidi Vollmer-Snarr (em inglês):
http://www.ksl.com/?nid=148&sid=4057440
Acesse o site da Universidade Brigham Young:
http://byunews.byu.edu/archive08-AUG-antioxidants.aspx
Ou o artigo publicado no Journal of Biological Chemistry: