
Para pessoas tentando emagrecer, o apoio das pessoas importantes gera um reforço positivo e facilita o emagrecimento. É o que documentou um artigo publicado na edição de Março/Abril do Journal of Nutrition Education and Behavior.
Desenvolvido pela Dra. Judy Paisley, da Universidade Ryerson em Toronto, no Canadá, a pesquisa observou que para as pessoas tentando emagrecer, a reação emocional ou comportamental de seus parceiros reflete a dinâmica geral da relação. Foram entrevistadas 21 pessoas em processo de emagrecimento e seus parceiros. As respostas do parceiro variaram de cooperativos e encorajadores a zangados e céticos. Alguns facilitaram a dieta aderindo à mesma ou modificando suas compras de supermercado ou tipos de cocção dos alimentos. Outros auxiliaram monitorando as mudanças na dieta, encontrando e dividindo informação. Estas condutas na forma de parceria eram mais adotadas por pessoas que descreviam a relação de maneira mais positiva. Algumas pessoas em dieta sentiram que seus parceiros não contribuiram e ainda dificultaram a dieta ao, por exemplo, ingerir alimentos "proibidos" no mesmo ambiente do indivíduo que tentava emagrecer. Esta pesquisa mostra a importância da família no processo de emagrecimento e adoção de uma dieta saudável.
Ou seja, peça ajuda e, se possível, também estimule seu parceiro, ou outras pessoas importantes como filhos e pais a se consultar com seu nutricionista para que os mesmos também adotem uma alimentação mais saudável e contribuam para a melhoria da qualidade de vida de toda a família.
Sou nutricionista com especializações em Nutrição Clínica, esportiva e funcional, educação e promoção da saúde, práticas complementares e integrativas. Em meu mestrado trabalhei na área de obesidade e complementei meus conhecimentos com doutorado em psicologia e pós-doutorado em saúde coletiva. Em 2015 tive o privilégio de trabalhar em Harvard com importantes pesquisadores da área de saúde pública, história que posteriormente relatei no livro O que aprendi em Harvard. Atualmente, com meu plano de coaching nutricional, atendo pessoas de todas as partes do mundo, que desejam um trabalho de acompanhamento personalizado para melhorar a saúde e bem-estar. Saiba mais em AndreiaTorres.com
