A gripe é uma doença aguda viral que afeta principalmente as vias respiratórias. Os vírus da gripe sofrem constantes mutações. Por isso, mesmo quem toma vacina contra a gripe não costuma estar protegido por mais do que um ano. Os sintomas incluem mal-estar, cansaço, febre, dores musculares e articulares, dores de cabeça, tosse seca e inflamação nos olhos. Bebês também podem apresentar otite, diarreia ou vômito.
O tratamento envolve repouso, uso de medicação para baixar a febre, boa hidratação e alimentação antiinflamatória. Mas o ideal mesmo é prevenir. Se você tem tendência à gripe, tome diariamente 1/2 colher de café de açafrão em pó com 20 gotas de própolis (alcoólico ou aquoso) e 1 limão espremido em jejum ou à noite.
O consumo regular de suplementos de vitamina C é capaz de prevenir a gripe em apenas 4% dos indivíduos. Ou seja, a suplementação (além da alimentação) só seria justificada em caso de deficiências, necessidades aumentadas, para atletas de alta performance ou pessoas vivendo em ambientes extremamente frios. Nestes casos, o consumo pode reduzir o risco da gripe em até 50% (Douglas et al., 2007).
Os suplementos de vitamina C são um dos mais consumidos no mundo todo. A fama deve-se em parte ao livro de 1970 "Vitamin C and the Common Cold" (vitamina C e a gripe comum) escrito pelo ganhador do prêmio Nobel, Linus Pauling. Para o pesquisador (que era químico) o consumo de 1 grama de vitamina C diárias seria capaz de se prevenir a gripe.
Hoje sabe-se que os benefícios do consumo de suplementos de vitamina C são muito pequenos e não se justificam uma vez que o nutriente é facilmente encontrado em frutas e hortaliças. O consumo destes alimentos fornecem também outros benefícios. Saciam a fome, ajudam a manter a forma, fornecem outros antioxidantes e também fibras, ajudando inclusive na prevenção do câncer, das doenças cardiovasculares, da artrite e de condições inflamatórias. Os alimentos também são mais baratos que os suplementos ou medicamentos.
A recomendação diária de vitamina C é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres adultas. O excesso de vitamina C é excretado na urina. Veja abaixo a quantidade de vitamina C em alguns alimentos e observe como é fácil atingir esta recomendação:
Quantidade de vitamina C (mg) em 100 gramas de frutas:
Acerola - 1,6 / Maçã - 6 / Abacate - 8 / Banana - 9 / Amora - 6
Carambola - 21 / Figo - 2 / Uva - 4 / Kiwi - 98 / Suco de limão - 46
Manga - 28 / Melão - 42 / Laranja - 53 / Mamão Papaya - 62
Pêssego - 7 / Pêra - 4 / Abacaxi - 15 / Ameixa - 10
Morango - 57 / Tangerina - 31 / Tomate- 19 / Melão - 10
Outro estudo mostrou que o uso de antioxidantes (vitamina C + vitamina E) por indivíduos fisicamente ativos pode prejudicar as adaptações celulares. Isso pode resultar em menor ganho de massa magra, por exemplo. Aprenda mais nos cursos online: