Benefícios do própolis

propolis_15632_l.jpg

O brasileiro está acostumado a consumir mel de abelhas mas pouca gente já usou um outro produto: o própolis. Com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, esta substância é produzida a partir de resinas coletadas das plantas misturadas à saliva das próprias abelhas. Tem como principal função proteger a colmeia contra intrusos.

Pesquisas mostram que o própolis contém mais de 300 compostos naturais, incluindo aminoácidos, cumarinas, aldeídos fenólicos, polifenóis, sequiterpeno quininos e esteróides, mas a composição varia dependendo do tipo e partes das plantas utilizadas pelas abelhas.

O extrato de própolis é muitas vezes adicionado a sprays para a garganta e estudos demonstram que o mesmo de fato contribui para desinflamar as células e para combater infecções. Pessoas que consomem o própolis com regularidade também parecem se resfriar menos.

Contra-indicações:

Crianças menores de 1 ano e pessoas alérgicas ao mel, pólen, geleia real não devem consumir o própolis. Também não é indicado para os que tem asma. Indivíduos fazendo uso de anticoagulantes também não devem fazer uso do produto pois há maior risco de hemorragias. Se você tem cirurgia programada também deixe o própolis de lado para evitar também maiores perdas de sangue.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags