Um novo estudo alemão, publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), publicado no dia 04 de julho, sugere que uma pequena quantidade diária de chocolate amargo pode diminuir a pressão arterial sem aumentar o peso ou outros riscos à saúde. Outros estudos já haviam chegado à mesma conclusão. A razão parece ser um composto benéfico do cacau, conhecido como polifenol .
Porém, o consumo exagerado de chocolate geralmente aumenta outros fatores de risco uma vez que neste alimento as quantidades de açúcar, gorduras e calorias são grandes. Por isso, as quantidades consumidas devem ser pequenas e a variedade deve ser amarga, a que tem menos açúcar. Neste estudo, 44 adultos com idades entre 56 e 73 anos, hipertensos, foram divididos em grupos. No grupo 1, os participantes ingeriram 6,3 gramas (30 calorias) ao dia de chocolate amargo (que contém 30mg de polifenóis) , enquanto no grupo 2 foi administrado o chocolate branco que não contém polifenóis. O experimento durou 18 semanas e mostrou uma redução na pressão sanguínea no grupo 1 enquanto não foi observada nenhuma mudança no grupo 2. Apesar das reduções observadas no grupo 1 terem sido pequenas é sabido que uma diminuição de apenas 3 mmHg na pressão sistólica já diminui o risco de infarto em 8%.
Estudos com maior duração ainda fazem-se necessários e não excluem a necessidade de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, alimentação balanceada e abstinência de fumo.
Para saber mais: "Effects of Low Habitual Cocoa Intake on Blood Pressure and Bioactive Nitric Oxide: A Randomized Controlled Trial.". Dirk Taubert, Renate Roesen, Clara Lehmann, Norma Jung, and Edgar Schömig. JAMA. 2007; 298:49-60. Vol. 298 No. 1, July 4, 2007.
O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?
→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.
→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência à azia, acne e irritabilidade.
→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.
Entenda tudo no curso online: https://bit.ly/AYURVEDA-AT