Chocolate amargo reduz pressão arterial

Um novo estudo alemão, publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), publicado no dia 04 de julho, sugere que uma pequena quantidade diária de chocolate amargo pode diminuir a pressão arterial sem aumentar o peso ou outros riscos à saúde. Outros estudos já haviam chegado à mesma conclusão. A razão parece ser um composto benéfico do cacau, conhecido como polifenol .

Porém, o consumo exagerado de chocolate geralmente aumenta outros fatores de risco uma vez que neste alimento as quantidades de açúcar, gorduras e calorias são grandes. Por isso, as quantidades consumidas devem ser pequenas e a variedade deve ser amarga, a que tem menos açúcar. Neste estudo, 44 adultos com idades entre 56 e 73 anos, hipertensos, foram divididos em grupos. No grupo 1, os participantes ingeriram 6,3 gramas (30 calorias) ao dia de chocolate amargo (que contém 30mg de polifenóis) , enquanto no grupo 2 foi administrado o chocolate branco que não contém polifenóis. O experimento durou 18 semanas e mostrou uma redução na pressão sanguínea no grupo 1 enquanto não foi observada nenhuma mudança no grupo 2. Apesar das reduções observadas no grupo 1 terem sido pequenas é sabido que uma diminuição de apenas 3 mmHg na pressão sistólica já diminui o risco de infarto em 8%.

Estudos com maior duração ainda fazem-se necessários e não excluem a necessidade de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, alimentação balanceada e abstinência de fumo.

Para saber mais: "Effects of Low Habitual Cocoa Intake on Blood Pressure and Bioactive Nitric Oxide: A Randomized Controlled Trial.". Dirk Taubert, Renate Roesen, Clara Lehmann, Norma Jung, and Edgar Schömig. JAMA. 2007; 298:49-60. Vol. 298 No. 1, July 4, 2007.

O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

Entenda tudo no curso online: https://bit.ly/AYURVEDA-AT

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags