A páscoa está chegando e a maioria das pessoas aumentam o consumo de chocolates nesta época. A maioria dos bons chocolates são ricos em gordura e açúcar, ou seja engordam. Porém pesquisadores do mundo inteiro vem há alguns anos pesquisando outras propriedades da aguaria, como sua capacidade de prevenir as doenças cardiovasculares.
O chocolate preto, contém flavonóides que melhoram a função endotelial das células das veias e artérias. No último estudo desenvolvido por pesquisadores do centro de prevenção da Universidade de Yale, nos EUA, 45 indivíduos com excesso de peso (IMC entre 25 e 35 kg/m²), foram divididos em três grupos:
1) consumiram 226 gramas de cacau sem açúcar por 6 semanas;
2) consumiram 226 gramas de cacau com açúcar por 6 semanças;
3) consumo de um placebo por 6 semanas.
Através do exame de ultra-som os pesquisadores mediram a capacidade das artérias se relaxarem e expandirem. No grupo 1, esta capacidade melhorou em 2,4%. No grupo 2 em 1,5% e no grupo 3 piorou em 0,8%.
O resultado não sugere que devemos aumentar o consumo de chocolate, porém sugere que o único que demonstra melhoras é naquele puro (sem leite e sem açúcar).
Como estes flavonóides também estão presentes em frutas, verduras e alguns tipos de chás sem o fornecimento do açúcar e da gordura saturada, estas continuam sendo a melhor opção.
Estes resultados ainda serão apresentados no dia 27/03/07 no American College of Cardiology´s Annual Scientific Session in New Orleans.
Para mais benefícios escolha chocolates com alto teor de cacau
Quanto mais cacau menos polifenóis e maior controle glicêmico. Se você está tentando controlar a quantidade de açúcar no sangue sempre escolha chocolates com mais de 70% de cacau. Quanto maior o teor de cacau, menor o teor de açúcar e mais controle da glicemia você obterá, principalmente naqueles a partir de 75%. Chocolates ao leite contém menos de 50% de cacau e alguns chocolates (os mais doces) contém apenas 25% de cacau!
Fonte: http://www.medicalnewstoday.com/healthnews.php?newsid=66082&nfid=crss
Está precisando de ajuda? Marque sua consulta de nutrição online