Nutrição para prevenção e controle de miomas - diferenças entre nutrição ocidental e medicina ayurvédica

Um fibromioma é uma massa ou tumor benigno localizado no útero que não é canceroso. Podem ser tão pequenos como uma ervilha ou tão grandes como uma bola de basquetebol. Cerca de 30% das mulheres com mais de 30 anos de idade têm fibromiomas. As causas dos fibromiomas não estão completamente elucidadas. No entanto, genética, desregulação hormonal e dieta inadequada parecem contribuir para o problema que pode gerar dor, hemorragias, aumento do volume abdominal, problemas nas costas, infertilidade, prisão de ventre e abortos de repetição.

No vídeo abaixo discuto o papel da nutrição na prevenção e tratamento dos fibromiomas ou miomas uterinos, de acordo com a nutrição ocidental. Depois, discuto o mesmo aspecto de acordo com o Ayurveda.

E a visão ayurvédica sobre os miomas?

Para a medicina tradicional nascida na Índia há milhares de anos (Ayurveda, a ciência da vida), miomas têm influência do apana vayu. Vayus (ventos) são correntes de energias internas existentes no corpo. Os textos clássicos tratam de cinco vayus e um dele é o apana, que direciona tudo para fora (fezes, urina, suor, menstruação, bebê durante o parto etc).

O vayus são subdoshas de vata, que pode ficar agravado pela diminuição dos tecidos corporais e pelo bloqueio do movimento (o caminho natural de vata dosha). Prender a urina, não evacuar, bloqueio da menstruação (com anticoncepcional, uso do DIU) geram acúmulo de Vata e aumento do risco de várias condições. Uma delas é o mioma. Por isso, não podemos suprimir impulsos fisiológicos naturais. Ervas e alimentos oleosos ajudam no tratamento da constipação e ajudam a tratar os miomas. Ervas como alcaçuz ou shatavari podem ser eficazes. A fórmula ayurvédica Triphala é comumente usada com sucesso.

Além disso, desequilíbrios na alimentação geram muitas das doenças femininas como SOP, miomas, TPM, endometriose. É fundamental excluir alimentos ultraprocessados da alimentação e alimentos que causem intolerâncias (isso é individual) e não comer demais (comer apenas quando tiver fome, apenas quando tiver digerido a refeição anterior).

Nem precisamos falar que para uma saúde perfeita precisamos dormir bem, movimentar o corpo, parar, descansar, meditar, praticar yoga. Cuide-se!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags