Benefícios e riscos da prática de yoga em casa

O yoga é uma antiga disciplina indiana que possui como objetivo equilibrar mente, corpo e espírito, para maior paz, felicidade e harmonia. Seus benefícios têm sido amplamente elogiados por praticantes e pesquisadores. Existem muitas vantagens de praticar em casa, dentre elas destacam-se:

  • flexibilidade para praticar quando e por quanto tempo desejar;

  • possibilidade de adaptar a prática às próprias necessidades físicas, psicológicas e emocionais;

  • poder praticar sozinho ou com a pessoa amada;

  • usar os equipamentos que desejar (tapete, mat, almofada, blocos, cintos ou fitas, cobertores, bola de pilates, yoga wheel…);

  • ouvir a trilha sonora que mais gostar;

  • usar a roupa que quiser (ou praticar sem roupa);

  • testar vários métodos (existem muitos livros e também vídeos no youtube com professores de diferentes linhagens).

Precauções:

O que distingue o Yoga de outras práticas é o foco na "não-violência". Concentre-se em evoluir, mas no próprio ritmo. Não há necessidade de comparações com pessoas que praticam há anos ou que são super flexíveis. Posturas avançadas não querem dizer necessariamente um yoga avançado. Isto é muito importante para que não se lesione. Aliás, caso já tenha alguma dor (no joelho, nas costas, no quadril, investigue antes com um ortopedista).

Escolha um local da casa livre de objetos que possa te machucar, ou superfícies escorregadias. Se puder, compre um tapete de yoga (mat) apropriado para evitar tropeços e escorregões. Inicie com posturas mais simples. Quando estiver dominando passe para posturas mais avançadas. Respire de forma profunda e lenta. Seja gentil com seu corpo e faça práticas mais lentas e restaurativas quando estiver muito cansado ou com dores.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/