Uso de potes de vidro para armazenar e congelar alimentos

Disruptores endócrinos são substâncias que ao entrarem no organismo passam a agir como hormônios desequilibrando o metabolismo. Pesquisas ligam o contato com disruptores endócrinos a problemas como puberdade precoce, infertilidade, abordos, certos tipos de câncer, autismo, depressão, disfunções imunitárias, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, dentre outras.

A maior parte dos disruptores endócrinos são compostos químicos orgânicos (xenobióticos) que podem ter efeito no organismo mesmo em concentrações inferiores a 0,1 ng/L. Entre eles estão os poluentes orgânicos persistentes (POPs), os quais são extremamente resistentes a degradação e eliminação pelo organismo humano. Como em geral são lipofílicos (gostam de gordura) acumulam-se no tecido adiposo. Geralmente entram no corpo junto a alimentos ricos em gordura como carnes de vaca, frango, peixe, laticínios ou alimentos industrializados. Também podem chegar ao corpo em vegetais tratados com agrotóxicos ou pela água contaminada por dejetos da indústria. Outro grupo importante de disruptores endócrinos são os derivados dos plásticos como ftalatos e o bisfenol A. Os mesmos passam aos alimentos por meio de embalagens plásticas (Pestana et al., 2015). 

Você pode usar potes de vidro para armazenar sobras de alimentos na geladeira. São mais higiênicos e livres de compostos tóxicos presentes nos plásticos, como os ftalatos e o bisfenol.  Os potes de vidro também podem ser usados para congelar vários tipos de alimentos (morangos, banana madura, pão caseiro, molho de tomate...). Você também pode utlizar garrafinhas de suco para congelar leites vegetais ou sucos feitos em casa.

Para que o vidro não quebre evite usar potes de conserva pois podem soltar o fundo. Além disso, siga as dicas:

  • quando for comprar um vidro verifique se ele pode ir ao freezer;

  • se comprar recipientes de vidro com tampas de plástico, certifique-se que as mesmas não contém bisfenol (free);

  • quando estiver congelando líquidos (sopas, feijão com caldo, sucos, leites) sempre deixe espaço pois o conteúdo pode se expandir, quebrando o vidro com o aumento da pressão;

  • use recipientes com tampas largas ou então um pirex com tampa;

  • não deixe recipientes de vidro mal posicionados pois podem cair ao abrir a porta do freezer.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/