NíVEIS SEGUROS DE BISFENOL A EM EMBALAGENS

Autoridades científicas declararam o bisfenol A (BPA), composto químico utilizado em algumas embalagens alimentares, como substância perigosa para a saúde.

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) comprometeu-se a reavaliar todos os pareceres estabelecidos para o uso seguro desta substância, e a facultar informação actualizada sobre as suas deliberações. O bisfenol A (BPA), ou 2,2-bis(4-hydroxifenil) propano, é um produto químico que, utilizado em combinação com outros, é utilizado para fabricar plástico e resinas. Faz parte de alguns materiais utilizados em algumas embalagem alimentares, como o policarbonato plástico, usado em revestimentos internos das latas e das tampas de metal, no recobrimento de garrafas de água, biberões de bebés, entre outras.

Atualmente debate-se o risco que pode trazer uma ingestão acidental desta substância, devido à sua presença em alimentos que estão em contacto directo com embalagens que a contêm na sua composição. Estima-se que quantidades pequenas desta substância podem passar do plástico de policarbonato ou das capas de resina a alimentos e bebidas, quer pelo contacto quer pela decomposição ou deterioração do plástico. O risco para a saúde está associado a capacidade do bisfenol A de desregular o sistema hormonal, já que se trata de um desestabilizador endócrino, isto é, um agonista dos receptores de estrogênio que pode afectar a fertilidade e a reprodução.

Em Janeiro de 2007 a EFSA publicou a sua própria avaliação de riscos do BPA, na que estabeleceu uma DDR (dose diária recomendada) de 0,05 mg/kg de peso corporal. No entanto, e apesar de tudo, continua a ser uma substância autorizada na UE como material em contacto com alimentos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/