Lidando com a dor no câncer

skin-care-for-cancer-patients.jpg

Pacientes com câncer podem sentir dor, seja pela existência do tumor, seja como efeito colateral dos tratamentos (quimioterapia, radioterapia, cirurgias, terapia imunológica). Com o tratamento prolongado algumas pessoas desenvolvem tolerância aos analgésicos. Por isto, tecnologias alternativas são indicadas afim de minimizara dor, incluindo: yoga, meditação, massagem, terapia musical, auto-hipnose e acupuntura (Kwekkeboom et al., 2011).

Essas abordagens também ensinam o paciente a acalmar a mente, lidar com a ansiedade, o estresse e o medo. Algumas ervas e suplementos utilizados topicamente também poem ajudar a reduzir as sensações dolorosas como a capsaicina da pimenta. Este fitoquímico pode ser aplicado em áreas dolorosas da pele e acredita-se que diminua a dor por desensibilização das terminações nervosas. Primeiro gera calor ou sensação de queimação quando aplicado, mas, em última instância, traz alívio (Ellison et al., 1997). É bom lembrar que a capsaicina pode ser extremamente irritante para as mucosas e os olhos, por isso, é fundamental evitar o contato com estas áreas e usar luvas durante a aplicação.

Alguns pacientes também sentem muita dor nas costas e, neste, caso, a prática de yoga é imbatível, além de ser uma prática corporal relativamente segura em relação a outros tipos de exercício (Wieland et al., 2017).

Yoga é uma disciplina mente & corpo, que além das posturas físicas trabalha com pránáyámas, kriyás, meditação, mantras, dentre outras técnicas. Estudos com pacientes com câncer mostram que a prática de yoga reduz a dor e sintomas depressivos, angústia, ansiedade, além de aumentar a qualidade de vida e a vitalidade (Danhauer e tal., 2017).

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/