Novembro foi o mês azul de Combate ao Câncer de Próstata - o que precisamos saber sobre a nutrição

A próstata é a glândula do sistema reprodutor masculino que produz e guarda parte do fluido seminal. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer de maior ocorrência entre os homens. Tem como fatores de risco a idade avançada (é considerado um câncer do envelhecimento), histórico familiar (genética), excesso de peso, sedentarismo e má alimentação.

A prevenção do câncer de próstata deve começar cedo com prática de atividade física, redução do consumo de álcool e gordura saturada, manutenção do peso saudável. Compostos bioativos da dieta devem ser incluídos rotineiramente como o licopeno, presente no tomate, na melancia e na goiaba. O licopeno possui propriedades antiinflamatórias e reduz o processo oxidativo protegendo as células da próstata.

Bebidas ricas em catequinas como chá verde, preto, branco, oolong e hibiscos também reduzem o risco de câncer de próstata e outros tipos de câncer. Outro chá interessante é o chá de casca de romã. A fruta romã em si também pode ser consumida pura, em saladas, iogurtes ou como suco. Contém polifenóis como punicalagina e antocianinas com propriedades antioxidantes. Estes polifenóis também suprimem genes e proteínas que levariam ao crescimento e progressão de células cancerígenas (Turrini, Ferruzzi & Fimognari, 2015).

Aprenda mais:

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!