Causas das dores na próstata

A prostatite ou inflamação da próstata é a principal causa de dor nesta glândula do sistema reprodutor masculino. A prostatite pode ter várias causas, sendo as principais a infecção urinária, prostatite não infecciosa (como danos em nervos por trauma ou cirurgia) e até condições psicológicas como estresse e depressão. Durante o processo inflamatório o PSA costuma aumentar em 5 a 10 vezes e outros sintomas podem surgir como dificuldade ou dor ao urinar. Contudo, muitos homens sentem-se frustrados por estarem com dor sem problemas urinários ou sem conseguir identificar outras causas. Novos estudos mostram, contudo, que é muito importante o cuidado com o intestino já que a disbiose intestinal pode aumentar o risco de prostatite.

O QUE É DISBIOSE INTESTINAL?

A disbiose intestinal é um desequilíbrio na microbiota intestinal, seja na quantidade, seja na qualidade de microorganismos (especialmente bactérias) presentes no intestino. Quando há desregulação da microbiota surge inflamação, dificuldades digestivas e de absorção de nutrientes, além de sintomas como gases, diarreia ou constipação, azia, distenção abdominal, cansaço extremo. A alteração na microbiota pode acontecer por dieta com baixo teor de fibras, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados ou bebidas alcoólicas, uso de antibioóticos, antiinflmatórios ou antidepressivos. Outra causa é a vida desregrada e o estresse, que afetam o pH intestinal, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias que causam mais inflamação e dor. Estas bactérias podem invadir outras partes do corpo gerando sintomas fora do trato digestivo.

Pink Abstract Inspirational Quote Instagram Post.jpg

BACTÉRIAS INTESTINAIS E DOR PÉLVICA

A dor pélvica possui várias causas, começando pelos problemas renais. Nas mulheres é mais comum a disbiose intestinal aumentar a presença de fungos que passam ao trato geniturinário causando infecções urinárias de repetição. Nos homens, a disbiose intestinal tem sido relacionada à dor pélvica, principalmente por inflamação prostática (Arora et al., 2017).

EXAMES INTESTINAIS

Para confirmar o diagnóstico de disbiose exames de fezes, urina (como o Indican) e genéticos podem ser realizados:

A melhoria da microbiota depende de uma dieta baseada em plantas, rica em fibras, reposição de probióticos e compostos antiinflamatórios como a quercetina. Depende também de um estilo de vida saudável com estratégias redutoras do estresse e atividade física.

Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/