Suplementação nas ataxias

Ataxias cursam com perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos. Pessoas com ataxia têm problemas com a coordenação, uma vez que partes do sistema nervoso que controlam o movimento e equilíbrio são afetados.

As ataxias podem ser hereditárias ou adquiridas:

  • Hereditárias: conjunto de doenças geneticamente determinadas (como a ataxia de Machado-Joseph).

  • Adquiridas: não têm um componente genético envolvido, podendo ser causadas por abuso de álcool ou drogas, intoxicação por metais pesados (chumbo/cádmio/mercúrio/arsênico) ou por disfunções do sistema neuroimunológico, como a esclerose múltipla. Outras condições incluem traumatismo craniano, AVC, ataque isquêmico transitório, paralisia cerebral, catapora, tumores, reações tóxicas a medicamentos, deficiência de vitamina E ou vitamina B12, alergia ao glúten.

Ataxia espinocerebelar - doença de Machado-Joseph (Klockgether, Mariotti & Paulson, 2019)

Ataxia espinocerebelar - doença de Machado-Joseph (Klockgether, Mariotti & Paulson, 2019)

Tratamento

O primeiro passo é procurar ajuda médica. Neurologistas podem fazer o diagnóstico das ataxias, basendo-se em um conjunto de sintomas e/ou exames genéticos.  Ainda não existe um tratamento específico para as ataxias, mas os pacientes beneficiam-se de um conjunto de medidas que podem incluir prescrição farmacológica (como no caso de disfunções do cerebelo), prescrição de suplementos (Vitaminas E e B12, coenzima Q10, 5-HTP, zinco), terapia ocupacional, fisioterapia e atividade física para fortalecimento da musculatura e yoga, para melhoria do equilíbrio.  

Um estudo publicado em 2022 mostrou que a suplementação de triglicer´ídeos de cadeia m´édia (TCM) na quantidade de 18g ao dia, por 3 meses, melhorou a marcha e o equilíbrio de pacientes idosos. Isto foi devido ao metabolismo da glicose suprimido no córtex sensório-motor no cérebro. Além disso, ressonância magnética e PET com 18F-fluorodeociglicose também confirmaram o aumento da conectividade funcional do hemisfério cerebelar ipsilateral (Mutoh et al. 2022).

Basicamente, o cérebro estava funcionando melhor e isso se traduziu em melhor movimento físico. Os MCTs (triglicerídeos de cadeia média) são únicos em comparação com outras gorduras, pois são rapidamente convertidos em corpos cetônicos. As cetonas são pequenas moléculas solúveis em água que são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica. Eles fornecem mais energia por unidade de oxigênio e produzem menos resíduos metabólicos, daí sua reputação como um supercombustível para o cérebro.

Conforme envelhecemos o uso de glicose para o cérebro torna-se menos eficiente. Por isso, açúcares e carboidratos simples devem ser reduzidos e corpos cetônicos aumentados. Uma forma de estimular a produção de corpos cetônicos é pela dieta cetogênica suplementada com TCM.

Tipos de TCM

Existem quatro tipos diferentes de TCMs:

  • Ácido capróico (C6): é o mais eficiente na absorção e absorção, mas tem um cheiro e sabor bastante ruins, quando isolado. Presente naturalmente no óleo de palma e laticínios integrais.

  • Ácido caprílico (C8) ou ácido octanóico: ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido. Aumenta corpos cetônicos na corrente sanguínea 3 vezes mais rápido que C10 e 6 vezes mais rápido que C12. Cheiro e sabor melhores do que C6. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido cáprico (C10): ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido, contudo 3 vezes mais lentamente que C8. Mas, a mistura nos produtos é interessante para manter os níveis de corpos cetônicos mais constantes no plasma. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido láurico (C12): ajuda a manter a microbiota saudável. Tem ação antifúngica. Leva mais tempo para ser absorvido e pode elevar mais os níveis de colesterol plasmáticos do que C8 e C10. Disponível naturalmente no óleo de coco e nos laticínios integrais.

Destes, C8 e C10 são os mais associados à perda de peso e encontrados em marcas como:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/