Perda de peso diminui o risco de câncer de intestino

De acordo com os resultados de um estudo publicado na edição de agosto do American Journal of Gastroenterology, a obesidade representa um maior risco para o desenvolvimento de adenoma (câncer) colorretal, porém este risco pode ser reduzido pelo emagrecimento. O Dr. Yamaji e seus colaboradores investigaram a relação entre a obesidade e a prevalência do adenoma colorretal e estudaram o efeito do emagrecimento no desenvolvimento desse tumor após 1 ano. Cerca de 8.000 pacientes, com fatores de risco equivalentes, foram submetidos a uma primeira colonoscopia. Aproximadamente 2.500 deles realizaram um segundo exame 1 ano depois.

Os autores observaram que a prevalência de adenomas colorretais no primeiro exame aumentou de maneira proporcional ao aumento do índice de massa corporal (IMC). O IMC elevado também esteve associado com aumento no número de adenomas. A incidência da doença foi mais baixa no grupo que emagreceu (9,3%), do que nos grupos que engordaram (16,2%) ou mantiveram o peso (17,1%).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/