Dicas de nutrição para ciclistas

Christian Vande Velde (à direita) é um ciclista profissional de 31 anos. De acordo com o mesmo a alimentação é essencial para um bom desempenho no esporte. O atleta consome entre 3.500 e 4.000 Kcal/dia. Durante os treinos alguns atletas conseguem consumir refeições grandes. "Outros vomitam sem ingerem volumes grandes". Outros optam por suplementos alimentares, o que não é o caso deste atleta. Vande Velde é adepto de alimentos simples e sugere uma receita rica em carboidratos e proteínas, nutrientes importantes para o bom desempenho. A receita leva também sal, para repor o sódio perdido pelo suor.

"Barras" de Sushi:

  • 3 xícaras de arroz para sushi, cozidas
  • 6 ovos
  • Molho de soja
  • Presunto
  • Sal
  • Vinagre balsâmico

Faça um mexido com os ovos e o molho de soja. Adicione o presunto. Em uma panela misture o arroz, o mexido e regue com vinagre balsâmico e sal a gosto. Deixe esfriar por 20 minutos e, com uma espátula de silicone separe o arroz em quadradinhos pequenos. Enrole em papel e carregue com você. Você pode fazer a versão doce com nutela ou manteiga de amendoim misturados com arroz.

Matéria adaptada de: http://www.nytimes.com/2008/06/19/fashion/19fitness.html?ref=fitnessandnutrition

Foto: Franca Pedrazzetti para o The New York Times

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/