Dieta cetogênica ajuda a reduzir as medicações na epilepsia

Tomou duas ou três medicações e as crises convulsivas não foram controladas? Já é indicativo de inicio da dieta cetogênica para controle das convulsões. A partir do momento em que as crises começam a ser controladas, a medicação vai sendo reduzida.

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica (DC) é um tratamento nutricional indicado para o controle das crises epilépticas que não respondem à medicação. É rica em gorduras, adequada em proteínas e pobre em carboidratos e foi desenvolvida para mimetizar, em nosso organismo, os efeitos bioquímicos do jejum, mantendo um estado de anabolismo.

Após um período de jejum, o corpo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia. Mas não dá para fazer jejum para sempre. Assim, a dieta cetogênica é utilizada para imitar este jejum, mantendo o uso de gordura vinda da dieta. A partir do uso da gordura serão produzidos corpos cetônicos, os quais possuem um efeito neuroprotetor.

Corpos cetônicos produzidos no fígado chegam ao cérebro, exercendo vários efeitos como controle excitatório, bloqueio da liberação de glutamato (neurotransmissor que, em excesso, é neurotóxico), ação antioxidante e antiinflamatória (Sampaio, 2018).

Tipos de alimentos típicos da dieta cetogênica

  • Azeite e azeitonas

  • Toucinho (panceta do açougue)

  • Creme de leite fresco (sem açúcar, sem amido)

  • Nata

  • Maionese

  • Óleo de coco

  • Ovos

  • Abacate

  • TCM

  • Carnes

  • Verduras de baixo índice glicêmico (folhosos, abobrinha, tomate, berinjela, brócolis, couve-flor)

  • Frutas de baixo índice glicêmico (morango, mirtilo, limão)

  • Nozes

O nutricionista fará o cálculo da quantidade de gordura da dieta e da proporção de cada nutriente. Para termos certeza que a dieta está funcionando, o cardápio deve ser seguido por pelo menos 3 a 4 meses. A dieta é geralmente seguida por pelo menos 2 a 3 anos, podendo ser feito por muito mais tempo, conforme a necessidade. Aprenda mais na plataforma https://t21.video.

Também é importante reduzir o consumo de alimentos estimulantes do sistema nervoso central

Alguns alimentos podem desencadear crises convulsivas e devem ser evitados:

  • Café, chá mate, chá verde, chá preto (fontes de cafeína);

  • Bebidas alcoólicas;

  • Açúcar, doces, sorvetes, balas, refrigerantes;

  • Proteína em excesso.

Como a dieta cetogênica é restritiva são necessários suplementos multivitamínicos minerais e outros (incluindo ômega-3, carnitina, eletrólitos, TCM, pré e probióticos). O acompanhamento laboratorial é muito importante, incluindo enzimas hepáticas, hemograma, lipidograma, perfil de carnitinas).

Em dois casos, a dieta cetogênica é indicada por toda a vida:

  1. Deficiência de GLUT1 (transportador de glicose no cérebro)

  2. Deficiência de piruvato desidrogenase

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Dieta cetogênica não é dieta rica em proteína

Muitas pessoas confundem as indicações e características das dietas. Não erre nessa. A dieta cetogênica é uma dieta rica em gordura, adequada em proteína e pobre em carboidrato. Existem vários tipos de dietas cetogênicas.

A dieta cetogênica clássica (4:1) é utilizada desde a década de 1923 para tratamento da epilepsia refratária à medicação. Para controle das crises convulsivas, o Dr. Russel Wilder, na clínica Mayo desenvolveu uma dieta com 4g de gordura para cada grama de carboidrato + proteína. É uma dieta contendo cerca de 90% das calorias advindas de gorduras, apenas 6% das calorias são provenientes de proteínas e 4% de carboidratos. Isto acontece pois o consumo de carboidratos e de certos aminoácidos das proteínas não permite que o paciente entre em cetose. A dieta é toda pesada (uso de balança) e a cetose deve ser monitorada.

O que é cetose?

Cetose é um estado metabólico em que o corpo passa a queimar mais gordura e a produzir corpos cetônicos (também chamados de cetonas), que serão utilizados como fonte de energia pelo cérebro, coração, músculos…

Os três principais tipos de corpos cetônicos são:

  • Acetoacetato: corresponde a 20% das cetonas no sangue.

  • Beta-hidroxibutirato (βHB ): produzido a partir do acetato. Corresponde a aproximadamente 78% das cetonas encontradas no sangue.

  • Acetona: menos abundante, correspondendo a 2% ou menos das cetonas no sangue.

Benefícios dos corpos cetônicos:

  1. Estimulam a síntese de novas mitocôndrias, nossas usinas energéticas.

  2. Regeneram o sistema nervoso, protegendo nervos e neurônios.

  3. Agem como antioxidantes, capturando radicais livres.

  4. Preservam a massa muscular, mesmo em dieta com menos proteína e carboidrato.

  5. Ajudam a reduzir o crescimento de tumores.

  6. Melhoram a qualidade de vida de pacientes com depressão, transtorno bipolar, Alzheimer e autismo

Outros tipos de terapias metabólicas cetogênicas

Além da dieta cetogênica clássica (4:1) existem variações, como 3:1, 2:1, 1:1 e intermediários. Por exemplo, uma dieta 1,5:1 seria uma dieta em que a cada 1,5g de gordura, haveria 1 grama de carboidrato + proteína. Para saber que dieta escolher o nutricionista acompanhará o paciente. Alguns pacientes conseguem entrar em cetose com uma dieta 1:1. Outros, só entram em cetose com dietas 2,5:1 ou mais.

Quando os níveis de βHB no plasma estão acima de 1, fica mais fácil emagrecer. Quando ultrapassam 2,0 fica mais fácil controlar sintomas depressivos. A faixa de 2,5 a 5,0 mmol/L é constantemente recomendada no tratamento do câncer. Quanto mais alto o nível de βHB exigido para um benefício terapêutico, mas rica em gordura a dieta precisará ser e menos proteína e carboidrato terá.

A dieta cetogênica é diferente da dieta hiperproteica. Você pode seguir uma dieta low carb e hiperproteica que não tenha muita gordura. Isto é diferente, é suficiente para muitos controlarem a glicemia, mas para outras pessoas, a depender de suas condições, o que interessa são os altos níves de βHB. Porém, quando não há adesão à dieta (principalmente em adultos) a dieta cetogênica pode ser substituída por outras terapias metabólicas, como a dieta Atkins modificada ou a dieta de baixo índice glicêmico. Nestes casos, os alimentos não são pesados, mas porcionados em medidas caseiras. Outra opção é a dieta adicionada de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Aprenda mais em https://t21.video.

Atendi uma criança com epilepsia e a família pediu a recomendação de um livro bom sobre dieta cetogênica, com receitas fáceis e variadas. Aqui vai para todo mundo que tiver a mesma dúvida: https://amzn.to/46r8lSO. Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Benefícios do Yoga para sua saúde física e mental

A atividade física beneficia a saúde do cérebro, do músculo, do intestino, das articulações, dos ossos. O exercício pode ser dividido em aeróbico (“cardio”), que aumenta as frequências cardíaca e respiratória por um período prolongado (como corrida, natação, ciclismo) ou anaeróbico, que envolve curtos e rápidos períodos de atividade intensa (como levantamento de peso com alta carga, corrida rápida, treinamento intervalado de alta intensidade).

Ambos os tipos de exercício são benéficos. Os exercícios aeróbicos são divididos por nível de intensidade: baixo (ou seja, caminhar lentamente, tarefas domésticas), moderado (ou seja, caminhar rapidamente, varrer) e alto (correr, trabalho pesado no quintal). Para adultos, a pesquisa sugere que benefícios significativos para a saúde ocorrem com 150-300 minutos (2,5-5 horas) de atividade de intensidade moderada por semana.

E as práticas menos intensas, como yoga e pilates, não têm benefícios? Calma, tem sim. Estudo publicado em 2023, revisou 33 ensaios clínicos randomizados em 12 países que avaliaram o impacto do yoga na fragilidade geral ou no domínio da fragilidade (Loewenthal; & Innes, 2023).

Um terço destes estudos incluiu idosos (>65 anos), os demais incluíram populações especiais com condições específicas como artrite e Parkinson. A maioria das intervenções nos estudos revisados utilizou Hatha yoga com alguns métodos Iyengar e baseados em cadeira, incluindo pelo menos uma sessão de yoga e uma avaliação de fragilidade.

A revisão mostrou que a prática contribui para o aumento de força, equilíbrio, flexibilidade, melhora do sono, diminuição do estresse e da inflamação. Existem vários tipos de yoga. As modalidades Hatha, Yin tendem a ser mais suaves, leves, focadas na combinação da respiração com as posturas. Vinyasa é geralmente mais rigoroso, de intensidade moderada, com foco no fluxo do movimento.

A prática, da modalidade que preferir, ajuda a manter o corpo saudável e a a prevenir a fragilidade associada ao envelhecimento. Esta fragilidade caracteriza-se por perda de peso e massa magra, baixa energia, baixa força de preensão, baixa velocidade na caminhada.

Você está pronto para embarcar em uma jornada transformadora de autodescoberta, maior bem-estar e paz interior?

Apresento a oportunidade de ingresso no Curso de formação de instrutores de Yoga. Um programa de 12 meses projetado para capacitá-lo com a antiga sabedoria do yoga e ajudá-lo a alcançar o bem-estar holístico. Durante este curso imersivo, você se aprofundará na arte e na ciência do yoga. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, nosso curso é adaptado para atender às suas necessidades exclusivas e levar sua prática a novos patamares.

Aqui estão apenas alguns motivos pelos quais nosso curso de Yoga de 12 meses vai ser uma virada em sua vida:

1. Amplo conhecimento e habilidades: ao longo de um ano, você obterá uma compreensão completa da filosofia do yoga, ásanas (posturas), pránáyáma (técnicas de respiração), meditação e muito mais. Leia aqui a programação completa dos 12 meses.

2. Abordagem Personalizada: sua jornada é única. Este curso oferece atenção individual e instruções personalizadas para apoiar seu progresso e ajudá-lo a superar quaisquer desafios que possa enfrentar. Você terá acesso ao fórum da plataforma de ensino e ao contato do grupo pelo telefone.

3. Bem-estar holístico: Yoga não envolve apenas preparação física; é uma prática holística que nutrirá sua mente, corpo e alma. Através da prática regular, você experimentará maior flexibilidade, maior força, redução do estresse, maior clareza mental e uma maior sensação de harmonia interior.

4. Comunidade e Apoio: Junte-se a uma comunidade vibrante de pessoas com ideias semelhantes que compartilham sua paixão pelo yoga. Conecte-se, inspire e cresça juntos.

5. Acessível e flexível: entendemos que a vida pode ser agitada. É por isso que nosso curso foi projetado para se adequar à sua programação. Você fará o curso no seu ritmo. Alguns alunos formam-se em 8 meses, outros em 36. Não preocupe-se. Você vai desbloquear seu potencial ao seu tempo.

Inscreva-se hoje e embarque em um caminho transformador para ser mais saudável e feliz! Inscreva-se agora.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/