Dieta cetogênica não é dieta rica em proteína

Muitas pessoas confundem as indicações e características das dietas. Não erre nessa. A dieta cetogênica é uma dieta rica em gordura, adequada em proteína e pobre em carboidrato. Existem vários tipos de dietas cetogênicas.

A dieta cetogênica clássica (4:1) é utilizada desde a década de 1923 para tratamento da epilepsia refratária à medicação. Para controle das crises convulsivas, o Dr. Russel Wilder, na clínica Mayo desenvolveu uma dieta com 4g de gordura para cada grama de carboidrato + proteína. É uma dieta contendo cerca de 90% das calorias advindas de gorduras, apenas 6% das calorias são provenientes de proteínas e 4% de carboidratos. Isto acontece pois o consumo de carboidratos e de certos aminoácidos das proteínas não permite que o paciente entre em cetose. A dieta é toda pesada (uso de balança) e a cetose deve ser monitorada.

O que é cetose?

Cetose é um estado metabólico em que o corpo passa a queimar mais gordura e a produzir corpos cetônicos (também chamados de cetonas), que serão utilizados como fonte de energia pelo cérebro, coração, músculos…

Os três principais tipos de corpos cetônicos são:

  • Acetoacetato: corresponde a 20% das cetonas no sangue.

  • Beta-hidroxibutirato (βHB ): produzido a partir do acetato. Corresponde a aproximadamente 78% das cetonas encontradas no sangue.

  • Acetona: menos abundante, correspondendo a 2% ou menos das cetonas no sangue.

Benefícios dos corpos cetônicos:

  1. Estimulam a síntese de novas mitocôndrias, nossas usinas energéticas.

  2. Regeneram o sistema nervoso, protegendo nervos e neurônios.

  3. Agem como antioxidantes, capturando radicais livres.

  4. Preservam a massa muscular, mesmo em dieta com menos proteína e carboidrato.

  5. Ajudam a reduzir o crescimento de tumores.

  6. Melhoram a qualidade de vida de pacientes com depressão, transtorno bipolar, Alzheimer e autismo

Outros tipos de terapias metabólicas cetogênicas

Além da dieta cetogênica clássica (4:1) existem variações, como 3:1, 2:1, 1:1 e intermediários. Por exemplo, uma dieta 1,5:1 seria uma dieta em que a cada 1,5g de gordura, haveria 1 grama de carboidrato + proteína. Para saber que dieta escolher o nutricionista acompanhará o paciente. Alguns pacientes conseguem entrar em cetose com uma dieta 1:1. Outros, só entram em cetose com dietas 2,5:1 ou mais.

Quando os níveis de βHB no plasma estão acima de 1, fica mais fácil emagrecer. Quando ultrapassam 2,0 fica mais fácil controlar sintomas depressivos. A faixa de 2,5 a 5,0 mmol/L é constantemente recomendada no tratamento do câncer. Quanto mais alto o nível de βHB exigido para um benefício terapêutico, mas rica em gordura a dieta precisará ser e menos proteína e carboidrato terá.

A dieta cetogênica é diferente da dieta hiperproteica. Você pode seguir uma dieta low carb e hiperproteica que não tenha muita gordura. Isto é diferente, é suficiente para muitos controlarem a glicemia, mas para outras pessoas, a depender de suas condições, o que interessa são os altos níves de βHB. Porém, quando não há adesão à dieta (principalmente em adultos) a dieta cetogênica pode ser substituída por outras terapias metabólicas, como a dieta Atkins modificada ou a dieta de baixo índice glicêmico. Nestes casos, os alimentos não são pesados, mas porcionados em medidas caseiras. Outra opção é a dieta adicionada de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Aprenda mais em https://t21.video.

Atendi uma criança com epilepsia e a família pediu a recomendação de um livro bom sobre dieta cetogênica, com receitas fáceis e variadas. Aqui vai para todo mundo que tiver a mesma dúvida: https://amzn.to/46r8lSO. Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/