Outubro acabou, com ele o mês rosa. Mas os cuidados com as mamas devem continuar por todo o ano! O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres e não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver da doença, como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
Para reduzir o risco de câncer de mama as mulheres devem fazer uma atividade física, evitar um grande acúmulo de gordura corporal, evitar o consumo excessivo de álcool, comer frutas e verduras diariamente.
Recomenda-se que as mulheres também façam pelo menos uma vez ao mês o autoexame dos próprios seios. O objetivo do auto-exame é conhecer detalhadamente as mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações. Durante o autoexame na mama, deve-se buscar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e a liberação de líquidos pelo mamilo. Aprenda como no vídeo que preparei para você:
Lembre que o autoexame das mamas deve ser complementado por visitas anuais ao ginecologista, que proporá ainda outros testes diagnósticos, dependendo de sua idade e histórico.
PRESTE TAMBÉM ATENÇÃO AOS NÍVEIS DE VITAMINA D
Vitamina D abaixo de 40ng/dl para mulheres é super comum em todo o mundo. Convém suplementar pois associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo. Para agendamento de consulta acesse: www.andreiatorres.com/consultoria