VEGETAIS NA DIETA CETOGÊNICA

A dieta cetogênica caracteriza-se por um baixo teor de carboidratos (em geral 20g), médio teor de proteína e alto teor de gordura. É uma dieta utilizada no tratamento de diversas condições como epilepsias de difícil controle, diabetes, obesidade, depressão, transtorno bipolar.

Os 20g a 50g de carboidratos da dieta cetogênica são principalmente provenientes de vegetais de baixo índice glicêmico. Existem alguns tipos de dietas cetogênicas, mas, em geral, as proporções são:

  • 55% a 90% da energia proveniente da gordura (60-70% na dieta Atkins modificada)

  • 6% a 30% da energia proveniente de proteínas (20-30% de proteína na dieta Atkins modificada)

  • 4% a 10% da energia proveniente de carboidratos (20-50 g/dia em uma dieta de 2.000 kcal por dia)

Alimentos na dieta cetogênica

No cardápio da dieta cetôgênica podem existir fontes de gorduras saturadas, monoinsaturadas (MUFAs) e poliinsaturadas (PUFAs). Quem possui polimorfismo do gene PPARalfa ou PLIN1 deve consumir menos gorduras saturadas para maior proteção cardiovascular.

Sem aumento de gordura na dieta, é difícil entrar em cetose. O fígado ainda tem dificuldade em digerir todas as gorduras e ainda pode ter reserva de carboidratos na forma de glicogênio. O fígado também pode não estar tão eficiente para a queima de gordura, pode estar sobrecarregado com má alimentação, álcool, medicamentos, poluição, predominância de estrogênio, etc. Para facilitar a cetose e a adaptação, é útil comer vegetais com certas qualidades desintoxicantes:

  • Crucíferos: família das couves, brócolis, couve-flor, rabanete, couve de bruxelas, repolho.

  • Aspargos e alcachofras: Contêm fibras prebióticas que são particularmente benéficas para as bactérias do intestino e para melhoria do funcionamento hepático.

  • Alho, cebola e alho poró: plantas bulbosas ricas em enxofre e selênio ajudam o fígado a livrar-se de toxinas. Também estimulam o sistema imunológico.

Atendi uma criança com epilepsia e a família pediu a recomendação de um livro bom sobre dieta cetogênica, com receitas fáceis e variadas. Aqui vai para todo mundo que tiver a mesma dúvida: https://amzn.to/46r8lSO. Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/