Estamos expostos a pelo menos 700.000 até 2.000.000 de toxinas ambientais por dia. Essas toxinas podem ser encontradas nos alimentos que comemos, na água que bebemos, no ar que respiramos e nos produtos que colocamos em nossa pele.
Combinadas, as toxinas causam degeneração celular e aceleram o processo de envelhecimento, por dentro e por fora. Mas podemos nos proteger dessas toxinas prejudiciais e usar uma série de técnicas para retardar o envelhecimento e até revertê-lo. Em primeiro lugar, hidrate-se bem. Sem água você não conseguirá eliminar toxinas de forma eficiente.
O jejum intermitente é outro hábito antienvelhecimento fácil. Tente manter pelo menos 12 horas ao dia sem comida. Ou seja, se você comeu às 20h, fará a primeira refeição do dia após 8h da manhã. Pelo menos um dia na semana tente fazer um jejum de 16 horas. Se comer às 20h, sua primeira refeição será ao meio dia. O jejum estimula a renovação celular. Neste período de jejum você pode consumir chás e infusões de ervas sem açúcar, à vontade.
Quem dorme mal precisa jantar mais cedo, apagar as luzes, a TV e o celular (deixe-o na sala). Escrevi neste outro artigo 10 dicas para melhorar a qualidade do sono. Lembre também de reduzir o açúcar e carboidratos simples pois aceleram o processo de glicação e envelhecimento.
Fora isso, cuide muito bem do seu intestino. Pessoas que não evacuam diariamente tendem a ser mais inflamadas, ter mais problemas digestivos, produzir mais radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Consuma mais fibras e polifenóis presentes em vegetais coloridos.
Por fim, relaxe e cultive relacionamentos positivos. Pessoas que vivem em relações tóxicas e abusivas estressam-se mais e isto acelera o envelhecimento. Aprenda a dizer não e a afastar-se do que não te serve. Adote práticas como yoga para reduzir a ansiedade e o estresse e fortalecer-se física, emocional e espiritualmente.