Por que pacientes com depressão frequentemente sentem dor?

Dor de cabeça, dor nas pernas, nas costas ou em outras partes do corpo? Isso acontece pois várias áreas relacionadas a dor, estão alteradas na depressão. A desregulação na produção de neurotransmissores, como serotonina e norepinefrina também ligam-se à mais dor (Trivedi, 2004). Além disso, muitas pessoas deprimidas não encontram energia para o exercício e passam mais tempo sentadas.

Medicamentos também podem gerar dores. Por exemplo, o Venvance é uma anfetamina usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e da compulsão alimentar. Aumenta a dopamina mas também pode gerar dor de cabeça.

Remédio precisa ter começo, meio e fim de uso, com plano para quando dá certo, plano para quando não dá certo ou quando o efeito é insuficiente. Estudos recentes vêm demonstrando que as dietas cetogênicas melhoram a ação de vários medicamentos psiquiátricos e podem levar à remissão de doenças como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico devem estar interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.

Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. As rotinas podem incluir atividade física, horário para comer, momento da terapia cognitivo comportamental para desfazer erros cognitivos e pensamentos negativos.

Ciclo dor-depressão

Lembre: não faça a ajustes de medicamentos por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição podem aprender o passo a passo da dieta cetogênica terapêutica na plataforma https://t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/