Em uma dieta cetônica, beber um café à prova de balas é uma das melhores maneiras de começar o dia. É quente, saudável, cremoso e saboroso. Faz parte da dieta cetogênica, aquela rica em gorduras e que promove a cetose.
O objetivo desta dieta é acabar com os estoques de carboidratos, reduzir a insulina e aumentar a queima de gordura, seja para o emagrecimento, seja para o tratamento do diabetes tipo 2, câncer ou Alzheimer.
Nos intervalos a pessoa pode beber chás e cafés sem açúcar puros ou adicionados de triglicerídeos de cadeia média. Este tipo de gordura é facilmente absorvido e chega rapidamente ao fígado para ser transformada em corpos cetônicos ou cetonas. Estas, possuem efeito antiinflamatório e neuroprotetor.
Outras pessoas combinam o café com manteiga, chantilly sem açúcar ou creme de leite. Contudo, estes alimentos são pobres em TCM e a produção de corpos cetônicos será mais lenta.
O TCM é um tipo de ácido graxo que é facilmente convertido em energia, aumentando a resistência e melhorando o metabolismo. Tenho vários artigos sobre o tema aqui no blog.
Se você procura sabor adicional e benefícios para a saúde, pode adicionar açafrão (antiinflamatório), cacau em pó (antioxidantes), colágeno (saúde dos ossos, articulações e pele) ou Maca (aumentador da libido e energia), no seu café. Você também pode realçar o sabor usando canela, gengibre ou noz-moscada.
Benefícios do café com TCM
O café é a bebida preferida de muitas culturas porque sua cafeína natural dá um impulso de energia que ajuda você a começar o dia. O problema de usar o café como um estimulante rápido é que ele é inevitavelmente seguido por um “crash”, uma queda, que ocorre quando os efeitos da cafeína desaparecem.
É por isso que muitas pessoas tomam tanto café ao longo do dia, o que não é ideal. Em uma dieta cetogênica, o café à prova de balas é preferido porque fornece mais do que um breve aumento de cafeína; ele fornece um nível de energia sustentado pelo TCM.
Outro benefício do café bulletproof é a saciedade. O TCM fornece uma boa dose de combustível, facilitando a espera até a hora do almoço ou um lanche no meio da manhã sem nenhuma repercussão. Com isso, você consegue reduzir mais facilmente pãezinhos e outros alimentos que elevam insulina.
Riscos da dieta cetogênica
Lembre-se de que com a dieta cetogênica você precisa se manter muito bem hidratado. O risco de pedras nos rins aumenta em até 5 vezes com a dieta cetogênica, nos pacientes que não hidratam-se bem. Desta forma, não devemos restringir fluidos e devemos suplementar também com eletrólitos para a prevenção da litíase renal. A correção da acidose também é fundamental para a diminuição do risco de cálculos de ácido úrico e cálcio. Suplementos contendo citrato neutralizam a urina e previne doenças nos rins.
Na dieta cetogênica o corpo joga fora um monte de sódio, o que pode reduzir a pressão arterial, gerar tontura, náuseas e mau estar. Não restrinja o sódio nesta dieta. O mesmo também ajuda a prevenir a gripe cetogênica.
Um excesso de gordura na dieta pode ser acompanhado de vômito, náusea, diarreia. A queda no consumo de carboidratos e fibras pode levar à constipação intestinal. Comece devagar e vá aumentando a dose de gordura e TCM mais lentamente. Se precisar, suplemente fibra em pó. Estes sintomas costumam ser resolvidos após 1 a 2 semanas com a cetoadaptação.
O LDL pode aumentar com o maior consumo de gordura. Por isso, é importante o corte de carboidratos para que os triglicerídeos desçam. LDL alto com triglicerídeo alto é uma bomba relógio. Quando os triglicerídeos diminuem, balanceiam o efeito do aumento do LDL. Falo sobre isto no artigo sobre os biomarcadores de risco cardiovascular.