A suplementação de Rhodiola rosea ganhou destaque nos últimos tempos devido ao seu potencial efeito repositor energético, ajudando a melhorar o desempenho físico. Além de ser um suplemento que, em atletas, aumenta resistência e desempenho físico, estimula também processos de anabolismo no músculo esquelético (Lu et al., 2022).
Como atua a Rhodiola rosea?
A Rhodiola rosea tem o potencial de melhorar o desempenho esportivo e no exercício por meio da redução do estresse oxidativo, dores e lesões musculares, controle do dano muscular esquelético, aceleração da recuperação muscular e aumento da resistência do corpo à fadiga.
É um suplemento com efeitos adaptogênicos, ou seja, que ajuda o organismo a resistir ao estresse. Possui ainda atividades neuroprotetoras, cardioprotetoras e estimulantes do sistema nervoso central.
Uma revisão sistemática mostrou que a suplementação de Rhodiola rosea reduziu os níveis de creatina kinase (um marcador de catabolismo muscular), redução do dano muscular, fadiga, além de ter efeitos cardioprotetores. O consumo do suplemento é considerado seguro e com baixo risco de efeitos colaterais (Lu et al., 2022).