A melatonina é uma molécula produzida naturalmente no seu corpo, tendo várias funções:
elimina radicais livres e reduz o risco de câncer;
regula o ciclo circadiano e melhora o sono;
melhora a imunidade e reduz a inflamação;
bloqueia os canais de cálcio e diminui a neurotoxicidade;
restaurar a autofagia e a mitofagia, desacelerando o envelhecimento;
reduz o risco de depressão.
A produção de melatonina depende de uma serie de nutrientes. Por isso, pessoas desnutridas podem ter mais dificuldade para dormir bem e para fazer reparo celular. Podem apresentar também mais sintomas de ansiedade e relacionados à depressão.
A relação falta de melatonina com depressão
A fisiopatologia da depressão é caracterizada por aumento do estresse oxidativo e dos níveis de citocinas pró-inflamatórias, incluindo fator de necrose tumoral (TNF)-α, interleucina (IL)-6 e IL-1β. A melatoninapode atuar como um antidepressivo via receptor M2 e regular a sinalização FOX03A em astrócitos e células microgliais, bem como reduzir o estresse oxidativo, a neuroinflamação e déficits de autofagia.
A figura abaixo destaca alguns efeitos da melatonina no transtorno depressivo maior.
Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.
Lembre: não faça a ajustes de medicamentos por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição podem aprender o passo a passo da dieta cetogênica terapêutica na plataforma https://t21.video.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE