Prestar atenção à quantidade de açúcar no sangue é fundamental para a saúde de todo o corpo, do cérebro e também dos rins. A alta quantidade de açúcar no sangue é a principal causa de doença renal crônica. Para que a glicose entre nas células o hormônio insulina precisa ser produzido pelo corpo e depois tem que se ligar aos receptores das células.
A resistência à insulina ocorre quando as células dos músculos, gordura e fígado não respondem bem à insulina e não podem usar a glicose do sangue para obter energia. Para compensar, seu pâncreas produz mais insulina. Com o tempo, os níveis de açúcar no sangue aumentam.
Vários fatores aumentam o risco de resistência à insulina como obesidade, pressão alta, colesterol alto. E o que as pessoas sentem quando os níveis de açúcar começam a aumentar? Dentre os sinais (o que a pessoa vê) e os sintomas (o que a pessoa sente) de resistência à insulina estão:
Facilidade em ganhar peso
Dificuldade em perder peso
Aumento do apetite
Compulsão por doces ou massas
Cansaço
Sede frequente
Frequente vontade de urinar
Problemas hormonais como síndrome dos ovários policísticos
Queda da testosterona e da libido
Acne
Mudanças na coloração da pele
Aumento dos triglicerídeos
Gerenciar seus níveis de açúcar no sangue, com dieta cetogênica, redução da inflamação, gerenciamento do estresse e atividade física reduz o risco, a retardar ou interromper a progressão da doença renal.