O questionário denominado de SNAP-IV foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - V Edição (DSM-V) da Associação Americana de Psiquiatria e se aplica a crianças e adolescentes para diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A tradução abaixo foi validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.
Itens de 1 a 18 apontam sintomas primários do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Itens de 19 a 26 apontarão sintomas primários de sintomas de Transtorno Desafiador e de Oposição.
Interpretação do resultado
1) Se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” nos itens de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.
2) Se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” nos itens de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.
Para o diagnóstico também deve ser levado em consideração que os sintomas devem ter aparecido antes dos 12 anos de idade e que os mesmos geram problemas em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa). Além disso, se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente ao TDAH.
IMPORTANTE: ESTE QUESTIONÁRIO É APENAS UM PONTO DE PARTIDA PARA LEVANTAMENTO DE ALGUNS POSSÍVEIS SINTOMAS PRIMÁRIOS DO TDAH. O DIAGNÓSTICO CORRETO E PRECISO DESTE TRANSTORNO SÓ PODE SER FEITO ATRAVÉS DE UMA LONGA ANAMNESE (ENTREVISTA) COM UM PROFISSIONAL MÉDICO ESPECIALIZADO (PSIQUIATRA, NEUROLOGISTA, NEUROPEDIATRA).