Como interpretar a razão albumina/globulina?

A albumina é a proteína mais comum encontrada na corrente sanguínea. Sua principal função é manter a pressão osmótica, mecanismo que evita que os fluidos vazem dos vasos sanguíneos para os tecidos circundantes.

Muitas substâncias (incluindo alguns hormônios, nutrientes e medicamentos) podem se ligar à albumina, tornando-a um importante transportador no sangue. A albumina também se liga às gorduras, ajudando no metabolismo deste macronutriente.

As globulinas são uma classe de proteínas encontradas no sangue que se apresentam em várias formas. As alfa e beta globulinas atuam como transportadores e podem inibir algumas enzimas. As gamaglobulinas, as imunoglobulinas, agem como anticorpos. Eles se ligam a patógenos como vírus e desempenham um papel vital no sistema imunológico.

Tanto a albumina quanto a globulina são produzidas principalmente no fígado, embora alguns tipos de globulina sejam produzidos pelos glóbulos brancos. Muitas doenças podem prejudicar o equilíbrio entre a albumina e a globulina no sangue. A razão albumina / globulina (razão A / G) é um teste que compara as concentrações destas duas proteínas no sangue.

Albumina e globulina são encontradas naturalmente no soro, a parte líquida do sangue que não inclui células sanguíneas ou componentes de coagulação. Um desequilíbrio na proporção de albumina para globulina pode significar inflamação contínua, problemas de fígado ou, em casos raros, imunodeficiência.

Razão albumina / globulina

Para referência, a quantidade total de albumina no sangue é normalmente em torno de 3,4 a 5,4 g / dL, e a quantidade total de globulina deve ser de cerca de 2,0 a 3,9 g / dL. Ou seja, o sangue geralmente contém um pouco mais de albumina do que globulina, razão pela qual uma proporção normal é ligeiramente superior a 1.

A proporção albumina / globulina geralmente é verificada durante exames de sangue de rotina. Como o nome indica, os resultados são relatados como uma proporção de albumina para globulina. Por exemplo, um resultado de 2: 1 significa que você tem duas vezes mais albumina do que globulina no sangue.

Como a globulina é sempre definida com um valor de 1 na proporção, os resultados às vezes omitem o número da globulina. Por exemplo, uma proporção de 1,5: 1 pode ser reduzida para 1,5. Em geral, uma relação albumina / globulina entre 1,1 e 2,5 é considerada normal, embora possa variar dependendo do laboratório que realiza o teste.

Quando a razão albumina:globulina fica abaixo de 1?

Uma ampla gama de problemas de saúde pode causar albumina baixa no sangue, uma condição chamada hipoalbuminemia. Uma das causas mais comuns de albumina baixa é a inflamação. Durante uma doença ou lesão, seu corpo se concentra na produção de proteínas envolvidas com o sistema imunológico, como a proteína C reativa (CRP). Sob esse tipo de estresse, o fígado cria mais proteínas relacionadas ao sistema imunológico e menos albumina.

A doença hepática também é um grande fator. A albumina é produzida no fígado, portanto, qualquer doença que afete o fígado (como a cirrose) pode reduzir a produção de albumina.

Algumas outras condições de saúde que podem reduzir a albumina, incluem:

  • Doença crônica e infecção viral ou bacteriana

  • Desnutrição ou distúrbios intestinais que causam má absorção de proteínas, como doença celíaca ou doença de Crohn (também diminuem a globulina)

  • Doença renal (também diminui a globulina)

  • Insuficiência cardíaca

  • Queimaduras extensas

  • Obesidade

  • Doenças inflamatórias ou autoimunes

  • Alguns tipos de câncer

  • Uso de alguns medicamentos, como amiodarona usada para tratar arritimia cardíaca

As baixas relações albumina / globulina estão associadas a um mau prognóstico em muitas doenças diferentes, o que não é surpreendente, visto que essas proteínas estão ligadas à inflamação e disfunção do sistema imunológico. Estudos mostram também maior declínio cognitivo em idosos com relação baixa A:G.

Razão albumina:globulina muito alta

Uma alta proporção de albumina / globulina pode significar que seus níveis de albumina estão altos, seus níveis de globulina estão baixos, ou ambos. A razão mais comum para albumina alta é a desidratação.

Existem vários estudos que encontraram uma ligação entre a resistência à insulina e níveis mais elevados de albumina no sangue. No entanto, uma interação medicamentosa é o culpado mais provável por trás de albumina alta em uma relação A / G alta. Alguns estudos mostraram que certos medicamentos podem aumentar a produção de albumina, incluindo prednisona, drogas imunosupressoras e hormônio do crescimento (somatropina).

Muitos fatores que reduzem os níveis de globulina também podem reduzir a albumina, como a desnutrição e as doenças renais. Contudo, essas condições têm menos probabilidade de alterar a proporção albumina / globulina porque reduzem os dois tipos de proteína em taxas semelhantes,

Tanto uma razão A / G baixa quanto alta geralmente se origina de uma condição subjacente, como inflamação, doença hepática ou interações medicamentosas. Não deixe de fazer seus exames de rotina para averiguar o que possa estar acontecendo.

HÁBITOS QUE INFLAMAM

1 - dormir pouco (faça a higiene do sono)

2 - comer muita besteira (evite ultraprocessados) ou abusar do álcool

3 - comer poucos alimentos de origem vegetal

4 - ambiente social tóxico (cuide das relações)

5 - emoções. negativas (aprenda a meditar)

6 - não se mover (adote uma atividade física regular)

7 - exagerar no consumo de carne

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/