Por que um medicamento ou suplemento funciona para uma pessoa e não para outra?

Pacientes com depressão, ansiedade, esquizofrenia, burnout frequentemente apresentam aumentam de homocisteína.

Dentre as causas estão polimorfismos do gene MTHFR que interferem no ciclo da metionina, na metilação e na produção de neurotransmissores.

Quem possui polimorfismo de MTHFR vai se beneficiar da suplementação de vitamina B9 na forma ativa. O mesmo não acontecerá necessariamente em quem não possui esta alteração genética (a não ser que a pessoa esteja com deficiência vitamínica).

Por isso, além de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, o acompanhamento nutrigenético é fundamental.

Agora, para fazer efeito, medicamentos e suplementos devem ser consumidos da forma adequada. Só que a falta de adesão ao protocolo sugerido é muito comum. Causas da baixa adesão ao tratamento:

  • Muita gente não quer tomar nem medicamento, nem qualquer outra cápsula.

  • Se houverem efeitos colaterais muitos pacientes param de consumir o produto, antes que o mesmo faça efeito.

  • Esquecimento. Rotinas complicadas são responsáveis também pela baixa adesão. Simplifique.

  • Falta de compreensão sobre a importância do tratamento. Se o paciente não entende o motivo de ter que tomar determinado produto, dificilmente vai aderir, principalmente se o mesmo for caro.

  • Estigma. Muitas pessoas tem vergonha de dizerem que estão ou de parecerem doentes. Não querem tomar suplementos ou medicamentos na frente dos outros e acabam descontinuando o tratamento.

- Estou triste- Tente adicionar ‘por enquanto’- Estou triste… por enquanto

- Estou triste

- Tente adicionar ‘por enquanto’

- Estou triste… por enquanto

  • Dificuldades. Para ficarmos bem precisamos mudar nosso estilo de vida. Dormir bem, fazer exercício, meditar ou adotar alguma estratégia redutora do estresse, fazer a dieta e, em muitos casos, tomar medicamentos ou suplementos. Se fosse fácil e agradável todo mundo fazia. Mas, muitas vezes, precisamos fazer o que não queremos. Quantos trocariam a couve e o brócolis pela torta de chocolate? A água pela cerveja? A academia por uma tarde deitado no sofá? Organizar a rotina, comprar e preparar alimentos saudáveis, dormir cedo, sair da zona de conforto dá trabalho mesmo. Se precisar ajuda marque uma consulta com um psicólogo. Você tem direito de achar chato, difícil e de sentir-se triste. Mas encontrar propósito no processo é importante. A construção de hábitos pode levar tempo, mas é possível e traz muitos benefícios.

Loucura é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. - Einstein

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags