A depressão, como outros transtornos psiquiátricos primários, incluindo transtorno bipolar e esquizofrenia, está associada à disfunção mitocondrial. Na verdade, muitos sintomas essenciais da depressão, como fadiga e queixas cognitivas, são concordantes com a disfunção mitocondrial central e periférica e com a biogênese diminuída. A fosforilação oxidativa interrompida e a produção de ATP mitocondrial prejudicada podem levar à plasticidade neuronal disfuncional e à neurogênese reduzida, sendo que ambos são elementos centrais da neurobiologia da depressão.
Influência da dieta na função mitocondrial
Uma dieta rica em gordura saturada e trans está associada à biogênese mitocondrial anormal, que também está associada ao aumento da produção de radicais livres, inflamação e resistência à insulina. Uma dieta hipercalórica rica em carboidratos conduz caminhos semelhantes, assim como uma dieta rica em sal e alimentos ultraprocessados.
Um modelo dietético que foi proposto para reverter a disfunção mitocondrial, especialmente a mudança da geração de energia aeróbia para glicolítica na depressão, é a dieta cetogênica. Aprenda mais sobre estratégias para resgate mitocondrial, assim como a suplementação no vídeo a seguir: