Disfunção mitocondrial e depressão

A depressão, como outros transtornos psiquiátricos primários, incluindo transtorno bipolar e esquizofrenia, está associada à disfunção mitocondrial. Na verdade, muitos sintomas essenciais da depressão, como fadiga e queixas cognitivas, são concordantes com a disfunção mitocondrial central e periférica e com a biogênese diminuída. A fosforilação oxidativa interrompida e a produção de ATP mitocondrial prejudicada podem levar à plasticidade neuronal disfuncional e à neurogênese reduzida, sendo que ambos são elementos centrais da neurobiologia da depressão.

Influência da dieta na função mitocondrial

Uma dieta rica em gordura saturada e trans está associada à biogênese mitocondrial anormal, que também está associada ao aumento da produção de radicais livres, inflamação e resistência à insulina. Uma dieta hipercalórica rica em carboidratos conduz caminhos semelhantes, assim como uma dieta rica em sal e alimentos ultraprocessados.

Um modelo dietético que foi proposto para reverter a disfunção mitocondrial, especialmente a mudança da geração de energia aeróbia para glicolítica na depressão, é a dieta cetogênica. Aprenda mais sobre estratégias para resgate mitocondrial, assim como a suplementação no vídeo a seguir:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/