ACONSELHAMENTO NUTRIGENÉTICO

O aconselhamento nutrigenético (AN) é um processo de comunicação que lida com questões humanas associadas à ocorrência de variações genéticas que influenciam o estado nutricional. Durante o processo de AN o profissional transmite informações de forma clara e não diretiva acerca de riscos, benefícios, limitações e manejo dietético. Este processo de comunicação pode ser dividido em três fases distintas:

  • Primeira fase: o nutricionista recebe o painel nutrigenético do paciente, coleta informações sobre histórico de doenças e transtornos, procede à avaliação nutricional completa.

  • Segunda fase: o nutricionista informa o paciente sobre as questões pertinentes ao seu caso, expondo também possibilidades de outros exames ou tratamentos.

  • Terceira fase: corresponde à tomada de decisões em uma parceria entre profissional e paciente.

O processo de AN ocorre no ambiente de consultório ou em consultas por videoconferência. A equipe de aconselhamento também pode incluir médicos, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de saúde.

ACONSELHAMENTO NUTRIGENÉTICO PRÉ-CONCEPCIONAL E GESTACIONAL

Esta é uma oportunidade para casais que desejam engravidar em avaliar polimorfismos (variações) genéticos que influenciam na gestação. Como exames nutrigenéticos podem demorar entre 2 e 3 meses a ficarem prontos, o preparo para a gravidez deve ser antecipando. Algumas indicações para o aconselhamento nutrigenético pré-concepcional:

portal-ag-01.jpg
  • gestação anterior de bebê com necessidades especiais, anomalias congênitas, déficit intelectual ou síndromes;

  • história familiar de doenças hereditárias;

  • abortamentos de repetição ou infertilidade.

Gestantes que tiveram diagnóstico de feto com anomalia congênita, síndrome ou doença genética (como fenilcetonúria) podem receber também aconselhamento precocemente. Durante a consulta são colhidas informações sobre idade materno, antecedentes (abortos, natimortos), história familiar (consanguinidade, etnia, malformações, deficiência intelectual etc), antecedentes médicos (diabetes, hipotireoidismo, tromboembolia, doenças mentais, doenças autoimunes, epilepsia, doenças crônicas etc).

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PODEM APRENDER MAIS SOBRE GENÔMICA NUTRICIONAL E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES NUTRIGENÉTICOS NESTE CURSO 100% ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/